Sociedade | 24-03-2025 21:00

VFX quer implementar propostas climáticas de cidadãos até 2030

VFX quer implementar propostas climáticas de cidadãos até 2030
Foto CMVFX

Conjunto de cidadãos realizou propostas em Outubro do ano passado para melhorar a resiliência do município face a ondas de calor extremo.

Vila Franca de Xira mantém o compromisso com implementar as dez propostas aprovadas na Assembleia de Cidadãos para o Clima, em Outubro do ano passado, e realizou no dia 15 de Março um encontro para avaliar o ponto de situação do projecto.
Em comunicado o município explica que as propostas já passaram por uma análise técnica detalhada, permitindo esclarecer melhor as intenções dos cidadãos e definir as estratégias mais eficazes para a sua concretização.
Durante a reunião foi apresentada a metodologia para tornar as propostas dos cidadãos uma realidade na política climática municipal. São acções que o município quer implementar até 2030. O encontro teve lugar no salão do Clube Vilafranquense e contou com a presença da vice-presidente da Câmara de VFX, Marina Tiago, bem como dos embaixadores designados pelos participantes da Assembleia de Cidadãos para o Clima. A reunião teve também a participação da Fundação Calouste Gulbenkian, entidade parceira do município na concretização do projecto.
Em Outubro, recorde-se, um conjunto de cidadãos propôs à câmara que crie um sistema de alerta de calor excessivo no concelho, com informação sobre as medidas de protecção a tomar, a criação de um plano de emergência municipal para ondas de calor e criação de um gabinete de apoio verde com o intuito de incentivar a autoprodução de energia. Os cidadãos recomendaram também a criação de sistemas de reaproveitamento de água com reutilização das águas de lavar as mãos e de tomas de banho para água da sanita, a promoção de um concurso para criação de varandas verdes e hortas verticais, criação de acções de formação em lares e escolas sobre os comportamentos a adoptar em dias de calor excessivo e a criação de refúgios climáticos. Outra das ideias passa por instalar pavimentos e alcatrão reflector de calor, diminuição da presença de carros no interior das cidades e implementação de coberturas verdes nas infraestruturas públicas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1708
    05-03-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1708
    05-03-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1708
    19-03-2025
    Capa Vale Tejo