Sociedade | 26-03-2025 12:00

Os guardiões do Paul da Gouxa em Alpiarça

Os guardiões do Paul da Gouxa em Alpiarça

A Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça realiza a monitorização das espécies no Paul da Gouxa, a mais recente reserva local, gerida pela Câmara de Alpiarça e Quinta da Atela. Criada há um ano, a associação tem tido um papel fundamental na sensibilização da população para a protecção dessa zona que tem uma turfeira rara na Europa.

A Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça foi fundada a 8 de Março de 2024 e tem contribuído para a protecção, estudo e divulgação do património natural do concelho, desenvolvendo actividades de sensibilização e educação ambiental, com incidência na Reserva Natural Local do Paul da Gouxa. Em 2024, a associação levou ao paul cerca de 250 alunos e precisa que aos 150 sócios se juntem mais para dar continuidade ao trabalho. Os próximos objectivos são tornar-se numa organização não-governamental e obter o estatuto de utilidade pública.
A história da associação leva-nos a recuar 17 anos, quando a bióloga Ana Mendes, cuja investigação sustentou a constituição da reserva, precisando de fazer o seu doutoramento, propôs à Câmara de Alpiarça a reabilitação de um espaço de exploração de inertes e depósito de lixo na zona do Paul da Gouxa, onde há uma turfeira que guarda material vegetal desde há nove mil anos. Um património raro na Europa pela dimensão, com cerca de nove metros de profundidade, ocupando 90 dos cerca de 140 hectares da reserva. Foi criado um espaço interpretativo com os respectivos trilhos e placas ilustrativas da fauna e da flora observáveis e no espaço da exploração de inertes foram reintroduzidas espécies autóctones, com a multiplicação vegetativa das plantas que lá existiam, sobretudo o salgueiro-negral, explica a O MIRANTE Joaquim Nascimento, presidente da associação.
Joaquim Nascimento, professor de educação física até 2005, tinha como passatempo a observação de borboletas nocturnas e há cerca de sete anos, com amigos amantes de fotografia, começou a recuperar o espaço interpretativo, a recolher lixo e a fotografar aves e a vegetação. A ideia de uma associação foi maturando, foi conhecendo pessoas de várias áreas e trouxe de volta a bióloga Ana Mendes. Paulo Rocha, gráfico freelancer que realiza a monitorização no Paul de Manique do Intendente, no concelho de Azambuja, com o objectivo da classificação, foi outro dos que se juntou à associação.
Especialista em insectos da Ordem Odonata (libélulas e libelinhas) visitava o Paul da Gouxa desde 2019 e em pouco mais de um ano de monitorização com Filipe Galante, especialista em avifauna, o número de aves identificadas e validadas passou de 91 para 171. As descobertas mais significativas, segundo Paulo Rocha, foram duas espécies de libelinhas, uma ninfa e uma libelinha-de-mercúrio, esta última com estatuto de protecção europeia, assim como um núcleo de funcho limão (planta), pela primeira vez a sul do rio Tejo.

Pesca desportiva na reserva é um problema
Paulo Rocha defende que a classificação altera comportamentos, mas que a pesca desportiva é o maior problema na reserva do Paul da Gouxa, relatando que alguns pescadores cortam arbustos, abrem caminhos e deixam lixo. E também há ainda quem atire animais mortos para as valas do paul, cabendo à associação esse trabalho de sensibilização e colaboração, ainda que informal. Recorde-se que a Câmara de Alpiarça e a Quinta da Atela têm, desde 25 de Agosto de 2023, uma gestão bipartida da reserva, dado que 75% dos terrenos da reserva pertencem à Quinta da Atela e o restante ao município.
O Paul da Gouxa, além do material vegetal de extrema importância, aloja diversas espécies animais, como corujas das torres, mochos-galegos, milhafres pretos, águias de asa redonda, águias calçada, bufos-reais, raposas, lontras, papalvos, doninhas, ginetes e saca-rabos. É também um importante refúgio migratório de aves e de nidificação.
A comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas este ano constituiu um marco na história da associação com visita às zonas húmidas emblemáticas de Alpiarça – Quinta da Atela, Paul da Gouxa, Parque do Carril e Quinta da Lagoalva de Cima – entre outras actividades.

Pequenos exploradores
Paulo Rocha e Teresa Fonseca, professora e especialista em flora e zonas alagadas, desenvolvem actividades relacionadas com o currículo escolar, e não só, essencialmente no Paul da Gouxa, permitindo às crianças serem pequenos exploradores. Há actividades de orientação em pequenos grupos, sempre com a indicação para não pisarem as plantas. Uma das experiências é libertarem as aves após a anilhagem. Têm fichas para preencher e a ideia é regressarem ao paul em anos seguintes e sensibilizarem a família.

Alpiarça lidera projecto europeu para restaurar e proteger turfeiras

Alpiarça foi escolhida para liderar o projecto europeu “Políticas Ambiciosas para a Restauração, Conservação e Gestão Sustentável das Turfeiras na Europa” durante quatro anos, com arranque a 1 de Maio de 2025. Uma iniciativa inovadora que pretende desenvolver um plano de co-gestão para o Paul da Gouxa. O principal objectivo é garantir a sustentabilidade do ecossistema, promovendo a sua conservação e recuperação com o apoio e experiência de parceiros internacionais. O projecto conta também com a colaboração do Politécnico de Santarém.

A equipa dos Amigos da Natureza

A direcção dos Amigos da Natureza é ainda composta por João Francisco Galante (secretário), Mário João dos Santos (tesoureiro) e os vogais João Pedro Arraiolos, Paulo Manuel Rocha, Teresa Maria Fonseca e Valdemar Ferreira. A mesa da assembleia-geral é presidida por Francisco Louro e os secretários Ana Paula Gaudêncio e Rosa Maria Canoso. Fernando Manuel Jorge preside ao conselho fiscal onde Artur Jorge Sanfona é secretário e João Florêncio Toucinho é relator. O conselho técnico é composto por Ana Isabel Mendes, Ana Paula Duarte, Filipe Manuel Galante, Hélder Cardoso, Henrique Alberto Arraiolos, José Filipe, Mário José Ribeiro, Marta Maria Mira, Pedro Manuel Branco e Teresa Scarpa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1709
    26-03-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1709
    26-03-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1709
    26-03-2025
    Capa Vale Tejo