Sociedade | 27-03-2025 11:19

Dar sangue: o gesto solidário que pode salvar até três vidas

Dar sangue: o gesto solidário que pode salvar até três vidas

Esta quinta-feira, 27 de Março, assinala-se o Dia Nacional do Dador de Sangue.

Dar sangue é um gesto simples que não sai do bolso e que pode salvar vidas, as palavras são do dador de segunda vez, André Valentim, de Torres Novas, que participou na última terça-feira, 25 de Março, na recolha fixa mensal da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, que O MIRANTE acompanhou. Foram 36 os que se deslocaram à associação para ajudar a salvar vidas de outros, dos quais três deram sangue pela primeira vez.
No dia em que se assinala o Dia Nacional do Dador de Sangue, esta quinta-feira, 27 de Março, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue quer que o Governo crie novos incentivos para os dadores e disponibilize mais profissionais de saúde para responder às solicitações de colheitas, disse hoje o presidente à agência Lusa.
Dar sangue é um gesto altruísta que pode salvar até três vidas, refere o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, explicando que podem dar sangue as pessoas que se encontrem bem de saúde, tenham hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade entre os 18 e os 65 anos. Os homens podem dar sangue de três em três meses e as mulheres de quatro em quatro meses
Leia a reportagem completa na edição impressa de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1709
    26-03-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1709
    26-03-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1709
    26-03-2025
    Capa Vale Tejo