Esgotos a céu aberto na localidade de Casal Jorge em Tomar

Alerta foi dado pela vereadora do PSD, Lurdes Fernandes, em reunião de câmara. A autarca referiu que na localidade de Casal Jorge, freguesia de São Pedro de Tomar, há esgotos a correr a céu aberto.
A vereadora do PSD, Lurdes Fernandes, alertou o executivo camarário, em reunião realizada na segunda-feira, dia 17 de Março, para a existência de esgotos a céu aberto na localidade de Casal Jorge, freguesia de São Pedro de Tomar, concelho de Tomar. A autarca referiu tratar-se de um episódio que já não é novo. O presidente da câmara, Hugo Cristóvão (PS), explicou que a responsabilidade é da empresa Águas Vale do Tejo, garantindo que a situação está identificada. Lurdes Fernandes (PSD) sublinhou que a situação dos esgotos a céu aberto na localidade de São Jorge não é nova. A autarca questionou o presidente sobre a possibilidade de intervenção por parte da autarquia para resolução do problema. Em resposta, Hugo Cristóvão (PS), sublinhou que a responsabilidade é da empresa Águas Vale do Tejo, garantindo que a situação é conhecida e está identificada. O autarca explicou que existe no local uma infraestrutura da Águas Vale do Tejo, que é quem recolhe infraestruturas de saneamento em baixa para a infraestrutura já em alta, que estará nestes dias de maior pluviosidade em sobrecarga: “haverá naquela zona muitas águas pluviais a aceder a essa infraestrutura e quando isso acontece a capacidade máxima daquela infraestrutura não aguenta e, portanto, algumas caixas abrem e deixam fluir para o exterior alguns dos resíduos que essas infraestruturas transportam”, esclareceu.
Hugo Cristóvão disse ainda tratar-se de uma situação pontual, mas que merece ser resolvida: “no fundo a solução terá que ver com a criação de algum separativo ou identificação dos locais onde possam estar de forma menos correta a entrar águas pluviais nos esgotos de saneamento”, concluiu.