Sociedade | 07-04-2025 21:00

Assembleia do Carregado e Cadafais quer contrapartidas para linha de alta velocidade

Assembleia de Freguesia do Carregado e Cadafais exige contrapartidas no âmbito do projecto da Linha de Alta Velocidade entre Soure e Carregado. Os autarcas defendem a construção de uma nova estação da Linha do Norte em Alenquer ou a deslocação da actual estação da Vala do Carregado.

A Assembleia de Freguesia do Carregado e Cadafais emitiu parecer no âmbito da consulta pública ao projecto da Linha de Alta Velocidade (LAV) entre Soure e Carregado e exige contrapartidas à Infraestruturas de Portugal (IP). Numa reunião extraordinária realizada a 18 de Março, os autarcas de todas as forças políticas e o executivo socialista foram unânimes na defesa da construção de uma estação de comboios da Linha do Norte no concelho de Alenquer, como estação terminal, ou, em alternativa, a deslocação da estação da Vala do Carregado, actualmente no concelho de Vila Franca de Xira, para o Carregado, integrando-a assim no concelho de Alenquer. A assembleia considera que devem ser acauteladas medidas compensatórias para minimizar o impacto das obras, como a recuperação e requalificação da Estrada do Carril, que liga o Carregado a Vila Nova da Rainha, servindo como via principal de escoamento e desvio de trânsito. Os autarcas defendem ainda a instalação de barreiras acústicas para reduzir o ruído do tráfego ferroviário e rodoviário nas zonas próximas de construções urbanas e aglomerados populacionais, nomeadamente na localidade de Casal Pinheiro.
A consulta pública ao LAV terminou a 21 de Março e recebeu 920 contributos. A Linha de Alta Velocidade Porto–Lisboa permitirá uma velocidade máxima de 300 quilómetros por hora e será destinada exclusivamente ao transporte de passageiros. O projecto atravessa os concelhos de Rio Maior, Azambuja, Alenquer, Cadaval, Caldas da Rainha, Alcobaça, Porto de Mós, Leiria, Marinha Grande e Pombal. No Estudo de Impacte Ambiental, encomendado pela IP, foram apresentadas duas soluções para o troço Soure–Carregado: a opção A, com quase 116 quilómetros, e a opção B, com pouco mais de 117 quilómetros. A ligação da futura Linha de Alta Velocidade à Linha do Norte será feita na zona do Carregado, com uma via ascendente e outra descendente. Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, admitiu que este troço pode afectar entre 66 e 76 habitações.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1712
    16-04-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1712
    16-04-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1712
    16-04-2025
    Capa Vale Tejo