Sociedade | 07-04-2025 07:00

Vila Franca de Xira quer implementar propostas climáticas de cidadãos até 2030

Vila Franca de Xira quer implementar propostas climáticas de cidadãos até 2030
Marina Tiago, vice-presidente do município, fez o ponto de situação das propostas climáticas apresentadas pelos cidadãos de Vila Franca de Xira

Em Outubro do ano passado um conjunto de moradores e representantes da sociedade civil apresentaram propostas para tornar o concelho de Vila Franca de Xira mais resiliente a ondas de calor extremo.

Vila Franca de Xira mantém o compromisso com implementar as 10 propostas aprovadas na Assembleia de Cidadãos para o Clima, em Outubro do ano passado, e realizou no dia 15 de Março um encontro para avaliar o ponto de situação do projecto. Em comunicado o município explica que as propostas já passaram por uma análise técnica detalhada, permitindo esclarecer melhor as intenções dos cidadãos e definir as estratégias mais eficazes para a sua concretização.
Durante a reunião foi apresentada a metodologia para tornar as propostas dos cidadãos uma realidade na política climática municipal. São acções que o município quer implementar até 2030. O encontro teve lugar no salão do Clube Vilafranquense e contou com a presença da vice-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Marina Tiago, bem como dos embaixadores designados pelos participantes da Assembleia de Cidadãos para o Clima. A reunião teve também a participação da Fundação Calouste Gulbenkian, entidade parceira do município na concretização do projecto.
Em Outubro, recorde-se, um conjunto de cidadãos propôs à câmara que crie um sistema de alerta de calor excessivo no concelho, com informação sobre as medidas de protecção a tomar, a criação de um plano de emergência municipal para ondas de calor e criação de um gabinete de apoio verde com o intuito de incentivar a autoprodução de energia. Os cidadãos recomendaram também a criação de sistemas de reaproveitamento de água com reutilização das águas de lavar as mãos e de tomas de banho para água da sanita, a promoção de um concurso para criação de varandas verdes e hortas verticais, criação de acções de formação em lares e escolas sobre os comportamentos a adoptar em dias de calor excessivo e a criação de refúgios climáticos. Outra das ideias passa por instalar pavimentos e alcatrão reflector de calor, diminuição da presença de carros no interior das cidades e implementação de coberturas verdes nas infraestruturas públicas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1710
    02-04-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1710
    02-04-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1710
    02-04-2025
    Capa Vale Tejo