Sociedade | 12-04-2025 15:00

Os mitos do autismo debatidos no Hospital Distrital de Santarém

Os mitos do autismo debatidos no Hospital Distrital de Santarém
ULS Lezíria promoveu palestra no Hospital Distrital de Santarém para assinalar Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo

Conferência abordou temas como os mitos sobre o diagnóstico do autismo, os desafios na adolescência, a terapia farmacológica, a intervenção da terapia da fala, a terapia ocupacional, entre outros.

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) promoveu, no dia 2 de Abril, uma conferência dedicada ao tema “Os mitos do Autismo” no Auditório do Hospital Distrital de Santarém, por forma a assinalar o Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo. A sessão de abertura ficou a cargo de Liza Aguiar, pediatra da ULS Lezíria, que sublinhou a importância de promover a consciencialização sobre o autismo, tanto nas instituições de saúde como no meio familiar. Na sua intervenção, Liza Aguiar destacou a presença crescente de profissionais dos Cuidados de Saúde Primários neste tipo de eventos. “Em relação à última formação que fizemos, em 2023, a nossa ‘casa’ cresceu, porque agora somos uma ULS e podemos contar com a presença dos profissionais que trabalham nos Cuidados de Saúde Primários”, frisou. A pediatra deixou ainda uma mensagem aos participantes: “espero que seja enriquecedor e que aproveitem este momento de partilha de conhecimento científico e de experiências”, disse.
Sobre a relevância do tema escolhido para a conferência, a pediatra explicou: “a saúde e a medicina têm estado na mira da desinformação e da propagação de mentiras e de informações falsas. Existe uma elevada quantidade de mitos e de informações erróneas presentes na prática clínica. Praticar uma boa medicina requer a aquisição constante de novos conhecimentos”, acrescentou.
Durante a sessão de abertura, Aldina Lopes, directora do Serviço de Pediatria, aproveitou a ocasião para enaltecer o trabalho desenvolvido pela pediatra Liza Aguiar, assim como o impacto positivo do evento na sensibilização para o autismo. A responsável lançou ainda o desafio para que existam cada vez mais equipas multidisciplinares que acompanhem cada criança e cada família, olhando para além dos aspectos práticos, como a medicação, e promovendo um acompanhamento mais integrado e holístico.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1711
    09-04-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1711
    09-04-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1711
    09-04-2025
    Capa Vale Tejo