Informar para Proteger vale prémio nacional a Alenquer

O programa “Informar para Proteger”, criado pelo Município de Alenquer, foi distinguido com a Bandeira de Mérito Social 2025 pela Associação Nacional de Gerontologia Social. A distinção reconhece boas práticas de promoção da cidadania activa e protecção dos mais velhos.
A ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social distinguiu por unanimidade o Programa “Informar para Proteger”, criado pelo Município de Alenquer, como uma boa prática que promove uma comunidade mais activa e saudável.
A Bandeira de Mérito Social 2025 foi recebida na gala criada pela ANGES para o efeito que teve lugar em Oliveira do Bairro em Março e onde estiveram Ana Filipa Venâncio (Divisão de Acção Social e Saúde), Ana Maria Luís (Serviço Municipal de Protecção Civil) e Susana Rosa (Serviço Municipal de Informação ao Consumidor) em representação do território alenquerense.
A candidatura de Alenquer foi uma de 158 distinguidas num universo de 532 candidatos.
A iniciativa “Informar para Proteger”, promovida pelo SMIC, é vocacionada para cidadãos mais velhos e pressupõe-se como um momento para partilhar e elucidar dúvidas relativamente a práticas desleais. Nos últimos meses, a iniciativa percorreu as freguesias de Ota, Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, Olhalvo e Abrigada e Cabanas de Torres, chegando a mais de 230 pessoas.
O galardão foi criado em 2022 e é considerado pela ANGES um dos mais prestigiantes atribuídos em Portugal. De acordo com o regulamento, é atribuído por proposta do conselho consultivo da entidade a organizações que estimulem a criação e manutenção de projectos que contribuam para a redução de desigualdades sociais e para a melhoria das condições de vida de populações vulneráveis.