Sociedade | 18-04-2025 21:00

Contestado corte de caminho público em Casais Martanes

Contestado corte de caminho público em Casais Martanes
João Lopes entregou ao presidente do município um abaixo-assinado a pedir que a passagem naquele caminho volte a ser permitida

Acesso a caminho foi cortado por um particular, para descontentamento de moradores e pessoas que dele se serviam para ir trabalhar. Município de Torres Novas diz ter declaração que comprova que o caminho é público.

Um caminho que é considerado público pelos serviços jurídicos da Câmara de Torres Novas foi cortado por um particular que alega ser seu proprietário e a utilização impedida aos moradores da zona, mas também a carteiros, padeiros e outros profissionais que o costumavam utilizar em Casais Martanes, freguesia de Pedrógão, no concelho de Torres Novas. Descontentes com a situação entregaram na última reunião pública do executivo camarário, através do representante João Lopes, um abaixo-assinado ao município pedindo que seja encontrada uma solução para o problema.
“As pessoas estão todos os dias a ser prejudicadas”, disse João Lopes que se mudou para Casais Martanes há 40 anos e garantiu que aquele caminho, pelo menos desde esse tempo, é utilizado como serventia. O acesso, precisou, foi cortado em Janeiro deste ano. “Não sei até que ponto a câmara está disposta a resolver isto e até que ponto as pessoas vão continuar a ser castigadas”, sublinhou.
Em resposta, o presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira, adiantou que já estiveram no local topógrafos, um responsável pela divisão de Património e o seu chefe de gabinete para que a autarquia tenha dados mais concretos sobre aquela “situação complexa”. O caminho, prosseguiu, foi cortado mas existe uma declaração dos serviços jurídicos do município “a dizer que é caminho público e que não deveria ter sido cortado”.
Pedro Ferreira afirmou ainda que está a ser preparada uma informação que, ao que tudo indica, vai no mesmo sentido da declaração dos serviços jurídicos e que se assim for a câmara vai auxiliar a União de Freguesias de São Pedro, Lapas e Ribeira Branca para avançar com o processo, uma vez que os caminhos vicinais são da responsabilidade das juntas de freguesias.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1712
    16-04-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1712
    16-04-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1712
    16-04-2025
    Capa Vale Tejo