Sociedade | 22-04-2025 07:00

Reposição de multibanco nos Cotovios à espera de parecer da GNR

Reposição de multibanco nos Cotovios à espera de parecer da GNR
Multibanco do CRC de Cotovios foi rebentado num assalto com explosivos há seis meses

Assalto à caixa multibanco no Clube Recreativo dos Cotovios foi há seis meses e os dirigentes da associação dizem estar a recuperar dos prejuízos causados por um grupo de assaltantes que, até hoje, não foi encontrado. Já está tudo pronto para a colocação de uma nova máquina mas ainda ninguém pediu o necessário parecer à GNR.

Já há luz verde da banca para ser recolocada uma caixa multibanco no lugar onde outra foi destruída em Outubro do ano passado num assalto com recurso a explosivos no Clube Recreativo dos Cotovios (CRC) em Alhandra, concelho de Vila Franca de Xira. O que ainda falta é o parecer de segurança da Guarda Nacional Republicana (GNR), que passados seis meses continua sem ter sido pedido, confirma a GNR a O MIRANTE.
Flávio Brás, presidente do CRC, confirma a O MIRANTE que está tudo acertado para que os trabalhos de colocação da máquina possam avançar, assim venha a ser pedido o parecer da GNR para o permitir. Num primeiro momento, a Caixa Geral de Depósitos exigiu o pagamento de uma verba mensal para disponibilizar o equipamento, situação que mereceu queixas de vários autarcas. “Agora conseguimos que seja a Caixa Agrícola a instalar a máquina. O espaço vai receber algumas obras para a acomodar, só falta o parecer de segurança da GNR”, refere o dirigente.
Já o presidente da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, Mário Cantiga, é mais céptico, temendo que o parecer demore demasiado tempo a chegar ou venha mesmo a ser negativo, como aconteceu com a caixa multibanco de A-dos-Loucos. “Espero que a GNR dê parecer favorável, porque é muito importante que a população dos Cotovios volte a ter uma caixa multibanco porque não há mais nenhuma nas proximidades, mais perto só em Arruda dos Vinhos ou Alhandra. Faz ali muita falta”, lamenta ao nosso jornal. O autarca diz ficar satisfeito por ver que o município está também a acompanhar o assunto e a tentar fazer da instalação do multibanco uma realidade.
No dia 7 de Outubro de 2024, recorde-se, pouco depois das seis da manhã, um grupo de três assaltantes fez explodir a caixa multibanco do CRC, tendo destruído a máquina e ao mesmo tempo provocado danos nas instalações da colectividade, que depois teve de encerrar portas durante algum tempo. Os moradores da zona relataram ter ouvido o estrondo e um deles foi mesmo à janela, tendo sido ameaçado de morte pelos assaltantes caso continuasse a espreitar. Foi a primeira vez em 15 anos que o multibanco foi assaltado. Houve quem chamasse as autoridades mas ninguém apareceu a tempo de caçar os meliantes. Até hoje apenas a junta de freguesia ajudou a colectividade a fazer as obras necessárias para reparar os estragos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1713
    23-04-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1713
    23-04-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1713
    23-04-2025
    Capa Vale Tejo