Bombeiros de Samora Correia investem em compressor torácico automático

Os Bombeiros Voluntários de Samora Correia contam com um novo aparelho para dar resposta em situações de paragem cardiorrespiratória. Além disso, seis operacionais concluíram formação especializada em tripulante de ambulância de socorro.
O corpo de bombeiros de Samora Correia tem ao seu dispor, desde 22 de Abril, um compressor torácico automático, equipamento de última geração permite intervir em situações de paragem cardiorrespiratória. Segundo a corporação, o novo dispositivo vem dar continuidade à aposta em reanimação de alto rendimento, depois do sucesso registado com a introdução do modelo “Pocket Edition TAS”.
A aquisição visa reforçar a capacidade de resposta em cenários de emergência, numa lógica de modernização. Segundo a descrição da documentação em equipamentos semelhantes ou equivalentes, o aparelho dispõe de um ecrã táctil a cores de alta definição, permite o arranque com um único botão e o posicionamento automático, estando ainda preparado para monitorizar a qualidade da reanimação cardiopulmonar (RCP) em tempo real. Dispõe de um sistema de baterias duplas, ideal para operações prolongadas, permitindo carregamento durante o funcionamento e utilização simultânea com ventiladores.
A segurança do paciente é também tida em conta, com compressões de profundidade ajustável e uma ventosa com pressão negativa repetitiva, que reduz o risco de colapso da cavidade torácica.
Mais de seis mil euros em formação de bombeiros
Em paralelo, e recentemente, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Samora Correia financiou, na íntegra, a formação de seis bombeiros no curso de tripulante de ambulância de socorro (TAS), que terminou na semana passada, após três meses e um total de 210 horas de formação.
O curso, que representou um investimento superior a seis mil euros, dota os formandos com competências específicas na área do socorro pré-hospitalar, contribuindo para a melhoria da qualidade do socorro e emergência da corporação.