Operação Peregrinação Segura 2025 no percurso até Fátima

A GNR aumentou o patrulhamento, até dia 14 de Maio, nas principais vias de acesso à cidade de Fátima e ao seu Santuário, no âmbito de mais uma grande peregrinação de Maio.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensificou a partir deste sábado, 3 de Maio, as acções de patrulhamento no âmbito da operação Peregrinação Segura 2025, com o objectivo de prevenir acidentes no percurso até ao Santuário de Fátima.
No âmbito das celebrações das aparições de Fátima, que se assinalam a 12 e 13 de Maio, a GNR aumentou o patrulhamento, até ao dia 14 de Maio, nas principais vias de acesso à cidade de Fátima e ao seu Santuário, no concelho de Ourém, “com o objectivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações”, refere uma nota de imprensa. “Será igualmente reforçado o policiamento no interior do Santuário e nas zonas envolventes”, acrescenta o comunicado da GNR.
A GNR prevê um elevado número de peregrinos a efectuarem o percurso a pé, em grupos numerosos e em vias com tráfego intenso, bermas estreitas ou mesmo inexistentes, facto que aumenta o risco de atropelamentos.
Tendo em conta a aglomeração significativa de pessoas, a GNR aconselha os peregrinos a andar em fila indiana, sinalizar o início e o fim dos grupos e a circular preferencialmente pela berma, no sentido contrário ao trânsito, e nunca pela estrada, utilizando coletes reflectores. Durante o percurso também não devem ser usados auscultadores, auriculares, nem telemóvel ou andar sozinho durante a noite.
Já na cidade de Fátima e no Santuário, a GNR recomenda chegar atempadamente, de forma a evitar filas prolongadas, não deixar bens à vista no interior das viaturas e transportar sempre consigo os documentos pessoais. Os peregrinos deverão transportar a carteira, com pouco dinheiro, e o telemóvel num bolso da frente ou numa bolsa com fecho que esteja sempre em contavto com o corpo.
A GNR aconselha também a não levar bens de valor, nem objectos que sejam ostensivos e ter sempre o telemóvel com bateria e o contacto dos demais elementos do grupo.