Sociedade | 07-05-2025 10:00

Freguesia do Couço foi essencial na resistência antifascista

Secretário-geral do PCP marcou presença no Couço, em Coruche, uma localidade conhecida pela sua resistência antifascista.

Num almoço da CDU (Coligação Democrática Unitária - PCP e Partido Ecologista "Os Verdes”) com reformados na Casa do Povo do Couço, no concelho Coruche, Paulo Raimundo, líder do PCP, começou o seu discurso a chamar a atenção para o simbolismo daquela localidade e de toda a sua história de luta contra o Estado Novo, onde também anteriores líderes do PCP marcaram presença. “É um privilégio e uma honra poder estar aqui nesta terra convosco, neste extraordinário almoço, com uma confecção extraordinária, com um serviço exemplar, por gente que aqueles que não estão aqui todos os dias às vezes não conhecem o nome, mas mulheres e homens, alguns com dezenas de anos de prisão, alguns com dezenas de anos de luta, com um empenho extraordinário para que Abril chegasse à vida de todos nós. Obrigado pelo vosso esforço”, disse Paulo Raimundo, no final do almoço, enquanto discursava.
O líder comunista recordou que o PCP não vai ao Couço em campanha eleitoral, mas que está ali todos os dias, assim como esteve “durante 48 anos de fascismo”, onde homens e mulheres, nas lutas contra o trabalho de sol a sol e contra o Estado Novo, foram presos e torturados. “Não só não nos esquecemos como não permitimos que se esqueça essa história e essa entrega”, sublinhou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Vale Tejo