Sociedade | 09-05-2025 10:00

Munícipes de Entre Serras e Lercas exigem resolução urgente de problemas de telecomunicações

Moradores de Entre Serras e Lercas, na freguesia de Mouriscas, afirmaram estar indignados com o estado de rede e internet nas suas localidades e pediram intervenção e ajuda da Câmara Municipal de Abrantes. O presidente da Câmara de Abrantes assegurou que irá averiguar e tentar solucionar problema.

Na última Assembleia Municipal de Abrantes, Nuno Gonçalves e Palmira Bento falaram em nome dos moradores de Entre Serras e Lercas devido aos graves problemas de telecomunicações nas localidades do concelho de Abrantes. A intervenção dos dois munícipes teve como objectivo tornar público o problema da falta de rede móvel e de acesso à internet na zona Norte da freguesia de Mouriscas. Segundo Nuno Gonçalves, os habitantes das localidades estão “esquecidos” há anos e têm enfrentando diariamente dificuldades de comunicação, tanto para uso pessoal como profissional. Acrescentou ainda que já viveu situações preocupantes com os seus pais por não conseguirem contactar a Saúde 24. “Em minha casa, por exemplo, temos de pagar dois serviços, em divisões diferentes da casa, para conseguir sinal de internet”, lamentou.
Palmira Bento reforçou o apelo, sublinhando as dificuldades acrescidas para estudantes e profissionais. A professora reside nas Lercas e explicou que já fez acções de formação online dentro do carro, à noite, no cimo da serra, debaixo de chuva, por não conseguir ligação em casa. “Já fiz avaliações em Castelo Branco, Proença, Abrançalha… já não sei mais onde ir. Não há condições”, disse. A munícipe denunciou também a exclusão da sua localidade da instalação de fibra óptica, que há tempos foi instalada em Mouriscas, mas ignorou Entre Serras e Lercas. Ambos entregaram à câmara um abaixo-assinado, já antes apresentado à Junta de Freguesia de Mouriscas, e alertaram que há famílias a desistirem de viver na zona devido à falta de condições digitais. “Vieram uns ingleses que queriam comprar uma casa e desistiram por não haver internet”, relatou Palmira.
O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Valamatos, reconheceu a gravidade da situação e considerou que este é um dos grandes problemas do território, explicando que muitas das operadoras das telecomunicações apenas investem em zonas com retorno financeiro. Contudo, o autarca comprometeu-se a visitar pessoalmente as localidades já na próxima semana para avaliar as necessidades e “mitigar os problemas” relatados.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Vale Tejo