Dia Internacional da Família: Leonel e Maria são um exemplo para a natalidade

No Dia Internacional da Família, que se assinala esta quinta-feira, 15 de Maio, fomos conhecer o casal da Tapada, Almeirim, que tem quatro filhas e um filho e tem uma diferença de 16 anos para a primogénita
Leonel Conceição e Maria Helena Cardoso enamoraram-se da convivência de vizinhança no lugar da Tapada, Almeirim, e da relação de amor de quatro décadas nasceram cinco filhos, quatro deles gerados em nove anos. O único rapaz tem 36 anos e a filha mais nova tem uma diferença de 23 anos em relação à mais velha. O casal que não esperou pela idade adulta para contribuir para a natalidade, considera que criou uma família feliz e que a quantidade de filhos nunca foi nem é um problema, mas um desafio.
Naquele tempo quem engravidava a namorada tinha que casar com ela e Leonel, 56 anos, um ano mais novo que a mulher, não tinha sequer idade para isso e teve de esperar fazer os 16 anos para poder casar, mediante a autorização dos pais. Ele já trabalhava desde os 12 anos e ela andava a tirar um curso de bordados. A primeira casa que tiveram foi em casa dos pais dela.
A ele chamam-lhe o pai Néu, nome que deu ao restaurante que explora na Tapada, por para além dos filhos ser uma espécie de pai para os filhos de outros, levantando-se de noite para fazer comer para todos quando eles regressavam das discotecas a precisarem de aconchegar a barriga.
Reportagem completa na edição semanal em papel de quinta-feira, 22 de Maio.