Sociedade | 16-05-2025 17:10

Concurso para 27 chefes na Câmara de Alenquer perto das eleições chega ao Ministério Público

Concurso para 27 chefes na Câmara de Alenquer perto das eleições chega ao Ministério Público

Presidente da câmara pediu um parecer jurídico após ter estalado a polémica

Um concurso da Câmara de Alenquer para integrar 27 pessoas em cargos dirigentes a poucos meses das eleições autárquicas e numa altura em que o presidente da autarquia está de saída por atingir a limitação de mandatos, está a gerar confusão, ao ponto de já ter sido denunciado ao Ministério Público.

Em causa estão 14 cargos de direcção intermédia de 2.º grau e 13 cargos de direcção intermédia de 3.º grau na câmara, a poucos meses das eleições autárquicas. Em declarações a O MIRANTE, o presidente da autarquia, Pedro Folgado (PS), referiu que solicitou um parecer jurídico sobre o assunto e que aguarda a sua conclusão, comprometendo-se a agir em conformidade com o que for decidido.

As dúvidas sobre o processo surgiu após o município ter publicado no site oficial a prorrogação do prazo para submissão de candidaturas, ultrapassando o limite previamente fixado a 28 de Abril de 2025. Essa decisão foi formalizada através de um despacho do vice-presidente, Tiago Pedro, em substituição do presidente, que se encontrava de férias.

Sobre a prorrogação, Pedro Folgado justificou que a medida se deveu ao apagão nacional que afectou as comunicações no país. No entanto, o vereador social-democrata, Nuno Henriques, sublinha que tal prorrogação carece de fundamento jurídico válido, uma vez que a decisão de fixar ou alterar prazos de concursos públicos compete exclusivamente à câmara, através de deliberação, o que não aconteceu.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1716
    14-05-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1716
    14-05-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1716
    14-05-2025
    Capa Vale Tejo