Antiga escola primária de Casais da Lagoa vai voltara encher-se de crianças
Associação que privilegia a educação ao ar livre e a experimentação prática tem interesse em instalar-se na antiga escola de Casais da Lagoa, que passou para a alçada da Junta de Aveiras de Baixo.
A antiga escola primária de Casais da Lagoa, no concelho de Azambuja, que está sem utilização, deve, até Setembro deste ano, voltar a encher-se de crianças. Pelo menos é essa a perspectiva do presidente da Junta de Aveiras de Baixo, José Martins, que revela a O MIRANTE que há uma associação sem fins lucrativos assente no conceito Forest School “muito interessada” em utilizar aquele espaço. Esse conceito privilegia o modelo de educação ao ar livre e a experimentação prática.
A proposta de utilização da antiga escola por parte da associação ainda terá de ser apreciada e votada em sessão de assembleia de freguesia, mas José Martins acredita que terá luz verde para a sua instalação. Actualmente, a associação em causa está a funcionar no concelho de Alenquer e demonstrou total interesse pelas instalações em Casais da Lagoa. José Martins diz estar satisfeito com a cedência do imóvel por parte da Câmara de Azambuja à junta de freguesia, objectivo que tinha há cerca de um ano, depois de a associação ter demonstrado interesse na antiga escola. O protocolo de cedência foi assinado a 19 de Maio.
O espaço exterior do edifício já estava sob a alçada da Junta de Aveiras de Baixo. Já o imóvel, propriedade do município, esteve cedido à Associação de Moradores de Casais da Lagoa que, refere o presidente, embora tenha direcção não tem qualquer actividade e, por isso, concordou com a possibilidade de a antiga escola passar para a associação que lhe pode dar nova vida.