Sociedade | 10-06-2025 10:00

Novo serviço de urgência de Abrantes duplica capacidade de resposta aos utentes

Novo serviço de urgência de Abrantes duplica capacidade de resposta aos utentes
Urgência Médico-Cirúrgica da ULS Médio Tejo, inaugurada a 30 de Maio, era uma obra reclamada há duas décadas - foto O MIRANTE

Urgência Médico-Cirúrgica da ULS Médio Tejo foi inaugurada pela ministra da Saúde. Novo serviço no Hospital de Abrantes era reivindicado há duas décadas e reforça excelência dos cuidados de saúde na região.

O Hospital de Abrantes, que integra a Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo, inaugurou o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, obra reclamada há duas décadas e que representou um investimento de 3,6 milhões de euros. “Esta inauguração é um marco histórico, pois representa a concretização de um investimento fundamental para a melhoria dos cuidados de saúde a prestar à nossa população e dar condições adequadas aos profissionais que garantem o funcionamento de cinco urgências abertas 24 horas por dia, 365 dias por ano”, declarou o presidente do conselho de administração da ULS Médio Tejo, que agrega também as unidades hospitalares de Tomar e Torres Novas.
Com a presença da ministra da Saúde, autarcas, profissionais de saúde e representantes de diversas entidades, Casimiro Ramos lembrou que o investimento realizado era uma “necessidade há muito sentida” no hospital de Abrantes, que completará 40 anos em Outubro, “foi dimensionado para uma população de 40 mil habitantes e hoje serve cerca de 180 mil”. Para o gestor, que elencou outros projectos de investimento e modernização na ULS, como a requalificação dos blocos operatórios de Torres Novas e Abrantes, as novas instalações para a Anatomia Patológica e o “Laboratório de Nível III na Patologia Clínica, em Tomar, a par de uma sala de cirurgia cardíaca” em Abrantes -, o dia “é de celebração do trabalho em equipa, do investimento no Serviço Nacional de Saúde [SNS] e do compromisso com o bem-estar da nossa comunidade”.
A intervenção agora concluída consistiu numa “ampliação e reorganização profunda do espaço” existente na unidade hospitalar. O novo serviço está equipado com 19 postos de atendimento médico, 12 espaços de atendimento cirúrgico e duas salas de reanimação e emergência. A unidade passa também a dispor de quartos individuais e de isolamento, que asseguram melhores condições de segurança e privacidade para os utentes. Com estas melhorias, a área de prestação de cuidados de urgência “mais do que duplicou”, passando a oferecer “instalações modernas, funcionais e centradas na qualidade do atendimento”, tanto para utentes como para os profissionais de saúde.
A nova Urgência Médico-Cirúrgica foi inaugurada pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que, após visitar o novo serviço, destacou o momento como sendo “um dia bom” para o SNS e lembrou “20 anos de caminhos feitos por muitas pessoas” para se chegar e este momento. O presidente da Câmara de Abrantes assinalou o dia em que “se fez justiça do ponto de vista da coesão territorial” e do próprio SNS. “Hoje é um dia histórico porque se fez justiça do ponto de vista daquilo que é o investimento no SNS para uma região que também merece este reforço para responder melhor aos nossos cidadãos, servir melhor às nossas comunidades e criar as melhores condições para que os nossos profissionais façam também a sua missão da melhor forma possível”, declarou Manuel Valamatos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1720
    11-06-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1720
    11-06-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1720
    11-06-2025
    Capa Vale Tejo