Passadiços em construção para melhorar mobilidade em Ota

O projecto resolve um antigo constrangimento na Rua da Mala Posta, onde a circulação pedonal se faz em condições precárias. A obra, promovida pela Câmara de Alenquer, representa um investimento superior a 360 mil euros.
Já arrancou a construção dos passadiços da estrada pedonal sul de Ota que, segundo a Câmara de Alenquer, vai mudar o figurino da mobilidade dentro daquele território. Com uma extensão total de 250 metros, o projecto visa resolver um constrangimento na Rua da Mala Posta onde actualmente a circulação de peões é realizada na faixa de rodagem, em condições manifestamente inseguras, face à ausência de bermas. Esta situação é agravada pela presença de muros ao longo da via, que inviabilizam zonas de refúgio e podem aumentar o risco de acidentes.
A intervenção, refere a autarquia, representa um passo decisivo na promoção da mobilidade pedonal segura na freguesia de Ota, concretamente entre a Urbanização de Vale de Cavalos e o centro do aglomerado urbano. A obra tem um valor contratual de 360.184,35 euros (IVA incluído) e um prazo de execução estimado de 180 dias.
O projecto da implementação de passadiços contempla a criação de um corredor pedonal a nascente da via existente, através da construção de plataformas de aterro. Está igualmente prevista a execução de um passadiço metálico sobre o rio Ota, bem como a instalação de uma box-culvert em betão armado para permitir a travessia segura de uma ribeira adjacente.
O vereador responsável pela gestão das obras municipais, Tiago Pedro, garante que a obra está linha com o que tem sido a estratégia das obras municipais que se cruzam com a mobilidade e é mais uma intervenção que modifica o espaço público criando mais condições de segurança de mobilidade suave e pedonal. "A criação de um acesso pedonal na entrada de Ota era uma obra reclamada há muito tempo pela comunidade havendo uma zona em que se cruzam dois veículos, mas onde não existe um corredor exclusivo para peões. Esta situação traz alguma insegurança. Com um tráfego automóvel mais baixo do que o actual, este não era um problema como o é hoje", acrescentou o autarca que acompanhou o decurso dos trabalhos.
Durante o período de execução da obra, poderão verificar-se constrangimentos temporários na circulação rodoviária e pedonal na zona envolvente.