Morreu Manuel Rufino, que dedicou meio século de vida aos Bombeiros da Chamusca

Manuel Rufino foi comandante dos Bombeiros da Chamusca durante décadas, tendo estado ao serviço da corporação quase meio século. Faleceu aos 76 anos de idade.
O ex-comandante dos Bombeiros Voluntários da Chamusca, Manuel Rufino, faleceu na terça-feira, 24 de Junho, aos 76 anos de idade. Foi comandante durante várias décadas, tendo estado ao serviço da corporação quase meio século, mais precisamente durante 47 anos. Manuel Rufino era também uma figura ligada ao associativismo tendo sido vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Chamusca e, mais recentemente, vogal da direcção.
Como comandante, fica na memória a sua entrega, bem como de todos os elementos da corporação, durante os grandes incêndios que destruíram uma grande parte da área florestal do concelho da Chamusca, em 2003. Arderam mais de 30 mil hectares de floresta e terrenos agrícolas e ficaram destruídas 20 habitações nas freguesias de Pinheiro Grande, Ulme e Vale de Cavalos. Foi a sua capacidade de liderança e de entrega à causa pública que evitaram que os prejuízos fossem ainda maiores.
Manuel Rufino, que também exerceu funções como Comandante Operacional de Zona e Coordenador Aéreo, era um homem de poucas palavras, mas reconhecido pela sua integridade e espírito de missão. Marido de Aurelina Rufino, ex-vereadora e ex-presidente de Junta da Chamusca, era pai de Rute Rufino e Rui Rufino, também ele ex-vereador no executivo municipal da Chamusca.