Sociedade | 28-06-2025 18:00

Inspecção-Geral da Saúde quer saber onde errou o Hospital VFX para deixar fugir Fernando Miguens

Estacionar o carro no Hospital de Vila Franca de Xira tem gerado protestos dos profissionais de saúde

Organismos de fiscalização estão a apertar o cerco ao hospital gerido pela equipa de Carlos Andrade Costa, querendo perceber o que correu mal para Fernando Miguens, doente com Alzheimer de Benavente, ter fugido da unidade a pé até ser encontrado em Arruda dos Vinhos. Família já tinha pedido justiça e um apuramento das responsabilidades.

Depois de em Abril a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) ter confirmado a O MIRANTE que está em curso um processo de avaliação ao Hospital Vila Franca de Xira, agora é a vez da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) anunciar que vai também averiguar o que correu mal no hospital de Vila Franca de Xira para ter deixado fugir Fernando Miguens, de Benavente, doente com Alzheimer de 74 anos.
Em comunicado a IGAS anunciou que, por despacho do seu director-geral, assinado a 18 de Junho, foi instaurado um processo de esclarecimento ao hospital liderado pela equipa de Carlos Andrade Costa, para apurar as circunstâncias em que Fernando Miguens fugiu do serviço de urgência depois dos familiares terem sido impedidos de ficar com ele e a quem a Unidade Local de Saúde (ULS) Estuário do Tejo perdeu o rasto na manhã de oito de Abril. Tanto a IGAS como a ERS vêm assim ao encontro da vontade dos familiares do utente, que exigiram um apuramento das responsabilidades por não se conformarem com a actuação e atitude demonstrada pelo hospital e o seu conselho de administração.
* Notícia desenvolvida na edição impressa de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1722
    25-06-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1722
    25-06-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1722
    25-06-2025
    Capa Vale Tejo