Sociedade | 03-07-2025 12:36

Polémica na obra da futura Loja do Cidadão do Cartaxo

Polémica na obra da futura Loja do Cidadão do Cartaxo

Desentendimentos entre empreiteiro e subempreiteiro da futura Loja do Cidadão do Cartaxo culminaram na cessão de funções esta quarta-feira, 2 de Julho. Câmara do Cartaxo garante estar a pagar atempadamente ao empreiteiro, que já tem novos trabalhadores a caminho.

Subempreiteiro e trabalhadores que estão a construir a estrutura da futura Loja do Cidadão do Cartaxo cessaramm funções na obra esta quarta-feira, 2 de Julho, segundo apurou O MIRANTE, depois de o subempreiteiro ter anunciado ontem uma paralisação.
Em causa estão desentendimentos entre empreiteiro e subempreiteiro por alegada dívida, consequente falta de pagamento aos trabalhadores e queixas de falta de condições de segurança e de trabalho, estando os trabalhadores a utilizar as instalações da antiga escola primária, atrás da obra.
Fiscal permanente e técnico responsável pela segurança da obra, de uma empresa paga pelo município para realizar a fiscalização, asseguram que está tudo em conformidade e o presidente da câmara, João Heitor, garante que a autarquia está a pagar atempadamente. Vindos de Lisboa e Margem Sul, os trabalhadores, a maioria imigrantes na casa dos 30 anos, afirmaram a O MIRANTE estarem sem receber, alguns, há dois meses, tendo já rendas em atraso e recorrido a vizinhos para a alimentação.
O projecto está orçamentado em 1,7 milhões de euros, dos quais 1.1 milhões financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O equipamento vai ser construído de raiz na Rua do Jardim e centralizar a Autoridade Tributária e Aduaneira, o Instituto dos Registos e Notariado, o Instituto da Segurança Social e o Espaço do Cidadão num só local. O projecto vai tornar o jardim mais aprazível e criar uma ligação pedonal entre a Rua do Jardim e a Avenida João de Deus, facilitando o acesso a esta avenida.
Nas palavras do presidente da Câmara do Cartaxo, João Heitor (PSD), a obra representa não só uma melhoria qualitativa muito significativa na forma e na qualidade dos serviços, como também a revitalização de uma zona importante da cidade, disse no seu discurso aquando da assinatura do auto de consignação, garantindo que é com essa energia e vontade que vão continuar a trabalhar, a desenvolver projectos e a concretizá-los, com o firme propósito de servir melhor o Cartaxo, a comunidade e a região.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Vale Tejo