Sociedade | 05-07-2025 21:00

João Leite apresentou candidatura com lágrimas, pedidos de desculpa e ambição de fazer Santarém avançar

João Leite apresentou candidatura com lágrimas, pedidos de desculpa e ambição de fazer Santarém avançar
Emoção e alguns recados na apresentação da candidatura de João Leite (AD) à presidência da Câmara de Santarém, autarquia que preside desde a saída de Ricardo Gonçalves - foto O MIRANTE

Actual presidente da Câmara de Santarém mandou também algumas indirectas para o seu principal adversário, Pedro Ribeiro. João Leite deixou palavras emocionadas à família, falou nos investimentos em curso e prometeu continuar a “servir Santarém” com olhos postos no futuro.

A apresentação da candidatura de João Teixeira Leite (AD) à Câmara Municipal de Santarém juntou na Praça Serra do Pilar mais de três centenas de pessoas, num final de tarde de terça-feira carregado de emoções e algumas provocações. O actual presidente da autarquia começou por se dirigir aos pais. “Ao meu pai e à minha mãe que me ensinaram os valores da seriedade, honestidade, humildade e o valor do trabalho. Só com trabalho permanente e diário conseguimos atingir os nossos objectivos. Hoje consigo perceber o quão importante foi começar a trabalhar desde muito cedo porque o valor do trabalho, do empenho e da dedicação são essenciais para quem está ao serviço público”, disse.
Mas foi quando se dirigiu à mulher e aos filhos que João Leite deixou escapar a emoção na sua voz. “Não posso deixar de falar da Carla, a minha mulher, que tem sido um pilar fundamental nas minhas ausências. Quero dizer ao José, à Leonor e à Sofia, os meus filhos, um obrigado mas também deixar um pedido de desculpa. É por vocês, pelos filhos e pelos netos de Santarém que nós todos estamos aqui a olhar para o futuro; para garantir que os jovens de Santarém vão ter todas as oportunidades para trabalharem, criarem as suas famílias, na certeza de que podem descobrir o mundo, mas levam sempre Santarém no coração e têm sempre vontade de regressar, porque esta que é capital do Ribatejo tem tudo para oferecer”, vincou.
João Leite, que prometeu apresentar a sua equipa nas próximas semanas, destacou que nos escolhidos “nenhum precisa da política para viver”. “Nenhum deles fez de Santarém a sua segunda escolha. Para nós Santarém é sempre a primeira escolha. (…) a nossa visão é clara. Um concelho com mais ambição, melhor qualidade de vida e oportunidades para todos crescerem, viverem em segurança e serem felizes”, disse, acrescentando: “vamos continuar a fazer tudo para que Santarém tenha cada vez mais investimento privado. E os 414 milhões de euros em curso e todo o potencial da nossa centralidade são aposta. Temos muito investimento para fazer na habitação. Na saúde estamos hoje a investir quase dois milhões de euros. No próximo mandato vamos reforçar a aposta nas novas tecnologias, mas também na cultura. Temos orgulho no investimento que fazemos nas festas e na nossa identidade. Vamos continuar a apostar na promoção de grandes eventos com tudo o que isso traz de bom para a nossa economia,”, disse, sublinhando a aposta na regeneração urbana e no projecto de ligação entre a zona ribeirinha e o planalto. “O Tejo, no próximo mandato, vai ser devolvido de uma vez por todas a Santarém. É este trabalho para o qual estamos todos convocados. Temos uma vontade inabalável de servir Santarém. O melhor ainda está por vir.

Gustavo Reis para a assembleia e novidades nas juntas
Gustavo Reis é o homem escolhido como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Santarém. O director do Serviço de Pneumologia e do Departamento de Medicina da Unidade Local de Saúde da Lezíria, também a exercer no Hospital CUF Santarém e na clínica Affidea, disse recentemente em entrevista a O MIRANTE que quer ter uma participação activa na política local e que está muito entusiasmado com o projecto de João Leite. Na apresentação ficou também a conhecer-se os candidatos às assembleias de freguesia: Abitureiras – Adriana Madeira; Abrã – Susete Jesus; Alcanede – Manuel Joaquim Vieira; Alcanhões – Margarida Eloy; Almoster – Telmo Tomé; Amiais de Baixo – Nelson Martins; Arneiro das Milhariças – Gonçalo Amaro; Moçarria – Livia Ribeiro; Pernes – Sérgio Tormenta; Póvoa da Isenta – José João Pedro; Vale de Santarém – Ana Chagas; Gançaria – Orlando Félix; São Vicente do Paúl – Susana Branco; Vale de Figueira – Rui Vassalo; UF Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém – Guida Botequim; UF Azoia de Cima e Tremês – António Bento; UF Casével e Vaqueiros – Miguel Tomás; UF Romeira e Várzea – Filipe Carvalho; UF Cidade – Alfredo Amante.

A apresentação da candidatura de João Leite, que decorreu no dia 24 de Junho, mexeu com as emoções do presidente da Câmara de Santarém, nomeadamente quando se falava dos valores da família e do tempo que um autarca rouba aos que ama. Nesta fotografia, captada por O MIRANTE, João Leite está a limpar as lágrimas com um lenço de papel oferecido pela deputada Inês Barroso. - foto O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Vale Tejo