Rita Rosa faz sucesso nas redes sociais a inspirar famílias a passar tempo de qualidade

Com quase meio milhão de seguidores, a página de Instagram criada por Rita Rosa é um baú de ideias de actividades para fazer com os filhos. Mãe de um bebé de 11 meses, a médica veterinária de Torres Novas fala sobre a sua trajectória no mundo digital, o livro que criou e os desafios de trabalhar numa área que exige criatividade. Uma conversa a propósito do Dia Mundial das Redes Sociais que se assinala a 30 de Junho.
Quando Rita Rosa foi mãe, há 11 meses, estava longe de imaginar que a sua vida profissional ia dar uma volta de 180 graus. Médica veterinária, começou por criar, ainda durante a licença de maternidade, uma lista de actividades que gostava de fazer com o filho Henrique. Dessa lista acabou por nascer um livro de aventuras para pais e filhos e a vontade de o partilhar com outras famílias. Criou a página de Instagram ‘mdreamsbook’ para o divulgar através da partilha de vídeos das actividades que fazia com o filho e hoje é seguida por 479 mil pessoas.
“Comecei com zero seguidores e, no início, o crescimento foi lento. Estava a dar os primeiros passos, não sabia nada sobre redes sociais”, conta a O MIRANTE a médica veterinária natural de Torres Novas e a residir em Santarém, explicando que o salto aconteceu quando começou a partilhar o seu dia-a-dia, incluindo actividades e canções que fazia e cantava com o bebé. Aos poucos a página de Instagram foi-se tornando numa “espécie de álbum de recordações” onde constam marcos importantes de desenvolvimento do seu bebé e, que é, fonte de inspiração para muitas famílias.
“Agora, dedico cada vez mais a página à parentalidade consciente, à luta contra a exposição precoce a ecrãs e à metodologia Montessori [método educacional que respeita a autonomia e desenvolvimento natural da criança]. Oiço muitos pais dizer que quando estão com os filhos não sabem o que fazer com eles”, refere a influenciadora que através da sua página dá sugestões de actividades de acordo com a idade do bebé, para as famílias se divertirem e aprenderem em conjunto.
Com o simpático Henrique como personagem principal, os vídeos editados por Rita Rosa são um sucesso, alguns virais, com o mais visto a somar 46 milhões de visualizações. A maioria dos vídeos, explica, requer edição, “mas o improviso e a espontaneidade” são o que mais cativa os seguidores. “Quanto mais natural, mais as pessoas gostam de ver”, afirma, confessando que ajuda “ter um bebé muito bem-disposto e sorridente, que alinha nas actividades que a mãe lhe prepara com muita boa disposição”. Também o pai, médico otorrinolaringologista, alinha nas ideias de Rita e participa em alguns vídeos.
Apesar de apenas querer mostrar um pouco do seu quotidiano, “com o objectivo de inspirar outros pais a passarem mais tempo de qualidade com os filhos”, a sua presença na rede social acaba por ser um segundo trabalho, com Rita Rosa a sentir pressão para estar sempre a produzir conteúdo. “É cansativo, especialmente a nível mental. Estou sempre a pensar: o que vou publicar hoje ou como posso organizar o conteúdo desta semana”, conta, explicando que com o crescimento da página passou a ter de reservar tempo para “planear e organizar as publicações” até porque trabalha com marcas que exigem publicações com determinada frequência e, por vezes, com datas marcadas”, que não pode falhar.
No início era sempre Rita Rosa a contactar as marcas com as quais gostava de trabalhar. Agora, revela, começa a receber propostas. De fraldas, a roupa, brinquedos e produtos de higiene, tem marcas a quem vende vídeos onde mostra a utilidade do produto no dia-a-dia com a maioria a não exigir aprovação prévia, porque, acredita “a espontaneidade e a simplicidade do quotidiano acabam por resultar melhor do que algo mais comercial”. Sobre as marcas, diz, não é com qualquer uma que trabalha. “Há propostas e produtos que não uso no dia-a-dia ou nos quais não acredito. E se não for sincero nem espontâneo, não funciona, nem para a marca, nem para mim”, afirma.
Expor a imagem do filho foi tema muito debatido
Expor a imagem do filho Henrique na página mdreamsbook não foi uma decisão fácil nem tomada de forma leviana. No início, os vídeos não mostravam o rosto do bebé mas Rita Rosa e o marido acabaram por mudar a decisão. “Sempre que filmava ele sorria imenso, tinha reacções tão bonitas, e eu pensava: adoro ver estas reacções noutros bebés nos vídeos do Instagram, os seguidores também iam adorar ver as dele”, conta. E a verdade é que quando expôs pelas primeiras vezes as expressões do filho os vídeos foram um sucesso.
A ideia, explica, é partilhar o rosto do Henrique até certa idade e, “quando as feições começarem a ficar mais definidas”, deixar de o mostrar. Com “receio da Internet em geral”, a criadora de conteúdos de 33 anos diz que quer manter o filho afastado desta rede global e de ecrãs, por todas as razões. “A estimulação, o conteúdo, os impactos comprovados… essa é a minha grande luta: quero dar ideias aos pais que procuram formas de entreter e estimular os filhos, em casa, na rua, em restaurantes, nas férias, para que não recorram aos ecrãs”, declara.
A vida entre dois amores: o filho e a veterinária
Embora a sua presença nas redes sociais constitua uma fonte de rendimento, Rita Rosa decidiu não abandonar a sua profissão. É médica veterinária especializada em cirurgia de tecidos moles em cães e gatos e trabalha numa faculdade em Lisboa. “Lutei muito para chegar onde cheguei, por isso quero continuar a dedicar-me à minha profissão”, diz.
O que as redes permitiram “foi passar mais tempo com o filho” e, para Rita Rosa, isso vale ouro. “Estou a adorar a maternidade, muito mais do que alguma vez imaginei. Por isso, neste momento, divido-me entre duas paixões: a cirurgia de pequenos animais e ser mãe a tempo inteiro/criadora de conteúdos. Para já, é o que faz sentido na nossa família”, conclui a autora do livro de aventuras editado em português e inglês e que já chegou a famílias da Austrália, Estados Unidos da América e Dubai.