Sociedade | 08-07-2025 10:33

Alunos da Ginestal Machado seguem para final nacional com aplicação que pode transformar vidas

Alunos da Ginestal Machado seguem para final nacional com aplicação que pode transformar vidas

Alunos da escola de Santarém estão a participar no projceto Apps for Good com duas aplicações que prometem dar que falar.

O Encontro Regional Centro-Sul da 11.ª edição do programa Apps for Good realizou-se no dia 2 de Julho, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, reunindo projectos de mais de uma centena de alunos do ensino básico e secundário. Durante o evento os jovens apresentaram aplicações tecnológicas desenvolvidas ao longo do ano lectivo e foram avaliados por um júri composto por representantes de empresas de referência nacionais e internacionais e da Direção-Geral da Educação.
A Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, de Santarém, venceu com o projeto Up Animal, uma aplicação educativa que utiliza GPS e câmara para identificar animais e sinalizar situações de risco, promovendo a protecção da biodiversidade entre os mais novos, e StressControl, uma app que aborda a saúde mental dos jovens com vídeos, partilhas autênticas e dicas práticas de autocuidado em ambiente escolar, desenvolvida pelos próprios alunos com uma linguagem acessível.
No ensino básico, destacaram-se os projectos apresentados pela Escola Secundária Fernando Namora, com o projeto Mob.In, um dispositivo inteligente que promove a mobilidade e segurança de pessoas invisuais, ajudando-as a detectar obstáculos através de sensores e alertas sonoros. Da mesma escola foi ainda seleccionada a aplicação Kudizanga, uma solução digital que liga doadores a famílias em Angola, fornecendo apoio alimentar imediato, microfinanciamento e mentoria para promover a autonomia económica e a escolarização infantil. Nesta categoria foi ainda premiado o Jardim Infantil da Quinta dos Bacelos com o projecto Bem Estar no Refeitório, uma aplicação que motiva comportamentos calmos e conscientes nas cantinas escolares através de jogos e desafios.
Para além de Santar+em, também escola de Coimbra foi premiada na categoria de ensino secundário. A Escola Secundária D. Dinis destacou-se com três propostas inovadoras: The Mente, uma aplicação com versões adaptadas tanto para utentes como para cuidadores, que disponibiliza jogos de estimulação cognitiva, ferramentas de comunicação simples e conteúdos educativos acessíveis; SOS Silencioso, uma app de emergência que permite accionar pedidos de socorro com gestos secretos, enviando localização e som ambiente sem levantar suspeitas; e Vizinho Go, uma plataforma que aproxima vizinhos para partilha de serviços e apoio local, como boleias, refeições ou pequenas reparações, reforçando laços comunitários e promovendo a entreajuda.
Na categoria de estabelecimentos prisionais e centros educativos, foi distinguido o projecto Young Private Life, do Centro Educativo Bela Vista – uma aplicação em formato de jogo que ajuda os jovens recém-chegados aos centros educativos a integrarem-se. Destaque ainda para o prémio do público atribuído ao projecto Escrever é divertido - uma app interativa pensada para crianças, jovens e adultos com dislexia, que facilita a leitura e escrita através de jogos acessíveis com apoio oral e escrito – da autoria do Jardim Infantil da Quinta dos Bacelos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Vale Tejo