Já há projecto da segunda creche municipal de Almeirim






Câmara de Almeirim recorre à banca para obras no palacete na zona antiga da cidade
zona do jardim da república, sendo que o projecto já está feito e está dimensionado para 92 crianças. O município vai pedir um milhão de euros para a obra que está orçada em 2,5 milhões. A autarquia só conseguiu financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência de 368 mil euros, tendo o presidente, Pedro Ribeiro, salientado que é muito pouco para um investimento desta importância.
O município vai lançar o concurso este Verão para a adaptação do palacete conhecido como casa do sacristão, que vem também resolver a situação de degradação em que o imóvel emblemático se encontrava numa zona nobre da cidade. Pedro ribeiro salienta ainda que há um apoio de fundos comunitários na casa dos 500 mil euros. A aposta em creches municipais visa conseguir que o concelho tenha uma oferta que satisfaça a totalidade da procura.
A câmara comprou o palacete em 2023 por 250 mil euros. O edifício só vai manter a fachada, uma vez que o interior está bastante degradado. A primeira creche tutelada pela Câmara de Almeirim e a primeira municipal na Lezíria do Tejo, sendo uma das muito poucas do país, já começou a funcionar há dois anos com 60 crianças. Esta funciona no edifício do antigo posto da GNR e posteriormente do tribunal, tendo sido investidos cerca de 1,3 milhões de euros na adaptação das instalações.