Sociedade | 08-07-2025 18:00

Terminal Fluvial da Castanheira promete revolucionar transporte de mercadorias no Tejo

Terminal Fluvial da Castanheira promete revolucionar transporte de mercadorias no Tejo

Infraestrutura vai retirar todos os dias das estradas da região entre 100 e 400 camiões e a obra de 11 milhões de euros já foi adjudicada ao grupo Mota Engil. Primeira pedra foi lançada na segunda-feira, 7 de Julho, onde se ouviram pedidos ao Porto de Lisboa para que proceda ao desassoreamento do rio Tejo entre Alhandra e a Castanheira.

Quase década e meia depois de ter sido idealizado e muitos avanços e recuos depois o Terminal Fluvial da Castanheira do Ribatejo vai mesmo avançar e a primeira pedra foi colocada na tarde de segunda-feira, 7 de Julho. O novo terminal de movimentação de contentores – que promete retirar das estradas da região entre 100 e 400 camiões por dia – vai custar 11 milhões de euros e a obra foi adjudicada a 6 de Junho à Mota Engil, com um prazo de execução de um ano. É um investimento totalmente privado, dos grupos ETE e Pousadinha.
A infraestrutura terá uma área de 2 hectares com capacidade para 300 contentores mas vai crescer à medida das necessidades. Incluindo a possibilidade de serem criados serviços de reparação e manutenção naval no local. Numa primeira fase, explicou Andreia Ventura, administradora do grupo ETE, prevê-se uma movimentação fluvial superior a 2.500 toneladas de carga por dia, transportadas pelo rio Tejo em quatro barcaças com 100 contentores cada. “Serão muitos camiões que retiraremos das ruas e isso contribuirá para a sustentabilidade ambiental da região. Num ano permitirá a redução de mil toneladas de emissões de CO2. Este terminal é determinante para a região mas também para o País”, defendeu.

* Notícia desenvolvida na edição impressa de O MIRANTE

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