Sociedade | 10-07-2025 10:47

Aeroporto no Campo de Tiro terá menos mangas e pistas mais curtas para poupar milhões

aeroporto aviao

A ANA vai entregar na próxima semana uma nova proposta para o futuro aeroporto de Lisboa, com alterações que visam reduzir os custos e adaptar o projecto às reais necessidades do sector da aviação.

A Aeroportos de Portugal (ANA) vai apresentar, na próxima semana, uma proposta revista para o futuro aeroporto de Lisboa, localizado no Campo de Tiro, situado na freguesia de Samora Correia, no concelho de Benavente.
Com menos ambição e um custo inferior ao inicialmente previsto, a nova proposta assenta numa reavaliação do projecto que o torna, nas palavras da concessionária, mais “adaptado às necessidades actuais da aviação e mais realista”.
Um dos principais ajustes prende-se com o comprimento das pistas: apenas uma terá os quatro quilómetros inicialmente previstos, enquanto a segunda poderá ficar-se pelos 3.600 metros. Esta alteração, aparentemente pequena, permitirá uma poupança de vários milhões de euros.
O cenário de quatro pistas - contemplado em versões anteriores - só será considerado se o número de passageiros atingir os 45 milhões anuais.
Também o número de mangas de embarque será reduzido. A proposta inicial previa 75 mangas, mas esta dimensão foi contestada sobretudo pelas companhias aéreas low-cost, que preferem embarques directos na pista para reduzir custos operacionais. A nova versão do projecto terá, por isso, menos mangas.
Além disso, estão previstas alterações nos fluxos de passageiros e de tráfego, na sequência de uma consulta feita pela ANA às partes interessadas ao longo dos últimos meses. Das 104 entidades ouvidas, apenas 45 responderam, entre elas, a TAP.
Estas mudanças deverão ter impacto directo nas taxas aeroportuárias, cujo aumento será inferior ao que estava anteriormente previsto. A taxa por passageiro, que estava projectada para atingir os 23,37 euros até 2030, mantém-se actualmente nos 14 euros. A ANA, contudo, ainda não avançou com os novos valores a aplicar nos próximos anos.
A nova proposta aguarda agora o parecer do Governo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Vale Tejo