Enfermeiros do Hospital VFX fazem turno de 24 horas nas urgências

Falta de profissionais e degradação das condições de trabalho agudizam-se no Hospital Vila Franca de Xira. Um pico na procura das urgências deixou meia dezena de ambulâncias retidas e enfermeiros a trabalhar quase um dia seguido.
Os enfermeiros do Serviço de Urgência do Hospital Vila Franca de Xira (HVFX) estão no limite da sua capacidade física e mental, fruto do elevado ritmo de trabalho em resultado da falta de enfermeiros, o que levou no dia 2 de Julho a haver profissionais a fazerem turnos superiores a 20 horas. Isto, recorde-se, num dia em que se verificou um elevado fluxo de utentes nas urgências, o que deixou perto de meia dezena de ambulâncias, de várias corporações da região, a ficar retidas à porta durante horas.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) confirma um cenário em que os enfermeiros que iniciaram o trabalho nas urgências às 20h00 de terça-feira, 1 de Julho, quase um dia depois ainda lá permaneciam ao serviço. “A escala prevista para o turno da manhã tinha um número muito abaixo das necessidades para o elevado volume de serviço e por solidariedade os colegas do turno da noite continuaram ao serviço durante o dia para ajudar quem estava a entrar de manhã e para não deixar os utentes mal acompanhados”, revela Marco Aniceto do SEP a O MIRANTE.