Sociedade | 14-07-2025 15:00

Novo modelo no Médio Tejo para apoiar projectos de vida dos alunos

Novo modelo no Médio Tejo para apoiar projectos de vida dos alunos
Trabalho feito por grupo de psicólogos desde Outubro de 2024 visa melhorar vida dos alunos - foto DR

Médio Tejo debateu modelo intermunicipal sobre orientação e desenvolvimento de Competências de Gestão de Carreira.

A Escola Dr. Ruy de Andrade, no Entroncamento, acolheu uma sessão de trabalho no âmbito do Projecto Piloto de Orientação e Desenvolvimento de Competências de Gestão de Carreira. Integrado no Eixo 4 do PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação, o projecto visa promover o bem-estar e apoiar os projectos de vida dos alunos da região, através de uma intervenção estruturada e partilhada no domínio da orientação vocacional/intervenção de carreira.
Durante a sessão foi apresentada e discutida pelos psicólogos escolares do Médio Tejo uma primeira proposta de modelo intermunicipal, resultado do trabalho desenvolvido desde Outubro de 2024 por um grupo de psicólogos dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da região. Este modelo propõe uma abordagem mais integrada, reflexiva e eficaz, capaz de apoiar os alunos e respectivas famílias nos momentos de tomada de decisão sobre o percurso formativo e profissional.
Promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, o encontro contou com a participação de Maria do Céu Taveira, da Universidade do Minho, consultora científica do projecto e especialista reconhecida na área da intervenção de carreira, que assegurou o enquadramento técnico e científico da proposta elaborada e agora em análise. A sessão incluiu momentos de apresentação, debate, trabalho em grupo e partilha de contributos, permitindo um avanço significativo na construção de um modelo partilhado, ajustado à realidade educativa intermunicipal. Com esta iniciativa, a CIM Médio Tejo reforça o seu compromisso com uma educação orientada para o futuro, que valoriza as competências pessoais, sociais e profissionais dos seus alunos e promove a equidade no acesso à informação a fim de apoiar a tomada de decisões, lê-se em comunicado.
O PEDIME é cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2030 e Programa Operacional do Centro 2030, através do Fundo Social Europeu.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Vale Tejo