Projecto para reabilitar Bairro da Pedra Furada em VFX continua no papel
Município quer há dois anos dar uma nova imagem ao bairro mas o projecto ainda se encontra em revisão.
O município de Vila Franca de Xira quer requalificar e dar uma nova imagem ao bairro da Pedra Furada, situado ao pé das piscinas municipais da cidade, mas o projecto lançado há ano e meio, no valor de 176 mil euros, ainda não passou à fase de obra.
No início de Junho, segundo informação publicada no portal de contratação pública Base, o município decidiu abrir concurso público, no valor de 32.500 euros, visando encontrar uma empresa que possa realizar a revisão do projecto de execução da obra para reabilitar o bairro. Ao concurso candidataram-se três empresas de arquitectura e projectos.
Recorde-se que em Março de 2024 o município de Vila Franca de Xira assinou a escritura de compra e venda de 129 fracções de bairros de habitação social construídos pela insolvente cooperativa Promocasa, num negócio fixado em dois milhões e 869 mil euros, onde se incluiu o bairro da Pedra Furada.
A compra foi apoiada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) sendo que dois milhões e 647 mil euros foram pagos pelo Estado no âmbito do programa 1º Direito, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. São, ao todo, 22 fracções no Bairro dos Avieiros, 27 fracções no Bairro da Pedra Furada, 42 fracções no Bairro do Bom Retiro e 38 no Bairro dos Avieiros da Póvoa de Santa Iria. O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, já havia prometido em reunião de câmara, em Dezembro do ano passado, que a partir do momento em que se efectuasse a transferência de propriedade destes bairros um conjunto de obras de requalificação teriam condições para avançar.