Sociedade | 24-07-2025 07:00

Orçamento Participativo de Abrantes voltou à discussão política

Orçamento Participativo de Abrantes voltou à discussão política
Suspensão do Orçamento Participativo de Abrantes em cima da mesa em reunião de câmara - foto O MIRANTE

O vereador Vasco Damas criticou o executivo socialista de Abrantes por manter suspenso o Orçamento Participativo desde 2022, acusando-o de querer acabar definitivamente com a iniciativa. Manuel Valamatos insiste que regulamento não era abrangente.

O vereador Vasco Damas, do Movimento ALTERNATIVAcom, voltou a criticar a suspensão prolongada do Orçamento Participativo durante a reunião camarária de Abrantes de 18 de Julho, acusando o executivo socialista de ter abandonado esta ferramenta de participação sem justificação real. Vasco Damas recorda que o Orçamento Participativo foi suspenso em 2022, após o presidente Manuel Valamatos considerar que o regulamento continha ilegalidades e não era “verdadeiramente democrático”, mas critica o facto de, quase três anos depois, não ter havido qualquer avanço. O vereador acrescentou ainda que o seu partido chegou a organizar uma sessão de esclarecimento, convidando todas as forças políticas para discutir soluções, mas que o presidente e o PS não compareceram. O vereador disse ainda que o objectivo do executivo “nunca foi o adiamento, mas sim a suspensão definitiva do regulamento para evitar obras com origem em projectos de pessoas ligadas a movimentos ou partidos de oposição”.
O presidente da câmara, Manuel Valamatos, disse não recordar ter sido convidado para a dita sessão, pedindo a Vasco Damas que lhe faça chegar as propostas apresentadas. O autarca salientou ainda que foi o Partido Socialista a criar o Orçamento Participativo em Abrantes e que, por isso, tem toda a intenção de o voltar a pôr em prática, mas ao longo do tempo percebeu que “não eram os cidadãos em geral a participar, mas sempre as mesmas pessoas, ligadas à junta de freguesia ou à câmara municipal”. Manuel Valamatos reforçou estar aberto a soluções e convidou Vasco Damas a marcar uma reunião consigo ou a apresentar uma proposta concreta em reunião de câmara, pois “isso sim será um serviço importante de participação”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1726
    23-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1726
    23-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1726
    23-07-2025
    Capa Vale Tejo