Sociedade | 25-07-2025 17:19

Alambi exige controlo das plantações ilegais de eucaliptos em Montejunto

Alambi exige controlo das plantações ilegais de eucaliptos em Montejunto

A Alambi pronunciou-se contra a falta de medidas concretas no Plano de Gestão da Serra de Montejunto, atualmente em consulta pública. A associação alerta para plantações ilegais de eucaliptos e riscos acrescidos de incêndio florestal.

A Associação para a Defesa do Ambiente e do Património do Concelho de Alenquer (Alambi) já se pronunciou sobre o Plano de Gestão da Zona Especial de Conservação (ZEC) da Serra de Montejunto, em consulta pública até 31 de julho. A associação ambiental apresentou à Agência Portuguesa do Ambiente um conjunto de propostas para reforçar a proteção deste território integrado há 25 anos na Rede Natura 2000.
Entre as sugestões, destaca-se a proposta de rastreamento da legalidade das plantações de eucalipto na serra, dado que o próprio Plano reconhece que ocorreram plantações ilegais mesmo após a revisão legislativa de 2018. A Alambi alerta também para o risco crescente de incêndio em eucaliptais envelhecidos e critica a ausência de medidas claras para a sua reconversão.
A associação defende ainda a criação de um cadastro atualizado da ZEC, com identificação dos proprietários dos terrenos, para facilitar a sua envolvimento na gestão da área protegida. Sublinha também a necessidade de reforçar a presença de floresta autóctone, que hoje representa apenas 1,2% da ZEC, propondo a recuperação de 554 hectares com base no antigo Plano de Arborização de 1957.
Outras críticas apontam para a plantação recente de pinheiros numa zona de carvalhal em regeneração natural, uma decisão que a Alambi considera contrária ao bom senso e à história da própria gestão florestal em Montejunto, e para a falta de calendarização e objetividade nas medidas previstas para controlo de espécies invasoras e fiscalização ambiental.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1726
    23-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1726
    23-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1726
    23-07-2025
    Capa Vale Tejo