Sociedade | 26-07-2025 21:00

Vila Franca de Xira avança com reabilitação de casas municipais em duas zonas do concelho

Vila Franca de Xira avança com reabilitação de casas municipais em duas zonas do concelho
foto ilustrativa - foto dr

Objectivo é recuperar casas de renda apoiada que foram danificadas por anteriores inquilinos e habitações que estavam já demasiado velhas e a precisar de requalificação.

A Câmara de Vila Franca de Xira vai avançar, nas próximas semanas, com um concurso público para adjudicar várias obras de reabilitação de várias casas municipais de que é proprietária. Casas municipais que foram danificadas por anteriores inquilinos ou que se encontram demasiado velhas para receber novos ocupantes.
A proposta de abertura de uma empreitada de reabilitação, aprovada em reunião de câamra, visa melhorar as condições de habitabilidade em várias habitações municipais, numa operação estimada em 379.990 euros. O concurso público será dividido em dois lotes, abrangendo diferentes freguesias do concelho: o chamado lote 1, referente à zona norte do concelho: União de Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, freguesia de Vila Franca de Xira, União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz e União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, com um valor base global de 179.245,00 €.
Já o lote 2, referente à zona sul do concelho, vai incluir habitações na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa e na freguesia de Vialonga. Vai ter, segundo a proposta agora aprovada, um valor base global de 179.237 €. A intervenção abrange um conjunto de trabalhos de reabilitação considerados fundamentais, entre eles substituição das canalizações de água e esgotos em cozinhas e instalações sanitárias, renovação de revestimentos cerâmicos em paredes e pavimentos, substituição de peças sanitárias e equipamentos, troca de carpintarias (portas interiores e de patim), execução de pinturas interiores e revisão das instalações eléctricas. O contrato será assumido como compromisso plurianual, tendo em conta pagamentos que vão ser distribuídos pelos anos de 2025 e 2026.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1726
    23-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1726
    23-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1726
    23-07-2025
    Capa Vale Tejo