Gerar Oportunidades quer ser uma referência no associativismo juvenil em Tomar

Semana da Juventude é uma iniciativa do município de Tomar em colaboração com diversas entidades e associações do concelho e região. Edição deste ano contou com diversas actividades, desde música, desporto, jogos e muito mais. O MIRANTE esteve numa das muitas iniciativas e conversou com a associação juvenil Gerar Oportunidades.
A associação juvenil Gerar Oportunidades, criada em 2018, esteve em destaque na edição deste ano da Semana da Juventude, iniciativa do município de Tomar. A Semana da Juventude decorreu em vários espaços de Tomar, ao longo de dez dias não faltaram actividades, desde música, desporto, cultura, workshops, talks, jogos, e muito mais. A colaborar estiveram diversas entidades e associações do concelho e região. O MIRANTE marcou presença na iniciativa Escape Room, organizada pela associação Gerar Oportunidades, e conversou com o presidente da associação, André Pereira, 20 anos.
O jovem começou por referir que a Gerar Oportunidades já participa na Semana da Juventude de Tomar há quatro anos. A associação esteve a participar com três actividades distintas. A primeira foi um debate político onde estiveram presentes alguns dos candidatos à presidência da Câmara de Tomar nas próximas eleições autárquicas. O debate misturou política com humor, tendo tido condução do humorista Guilherme Geirinhas. “Achámos que era importante dar esse contributo aos jovens tomarenses, de conhecerem melhor a realidade política de Tomar e das autárquicas”, diz André Pereira. Acrescenta que, além do debate, vão existir outras iniciativas da associação até ao dia das eleições, num projecto intitulado “Tomar Partido”, que pretende promover a literacia política.
Outra actividade, e que decorreu durante três dias, foi o Escape Room, que consiste num jogo de interacção em que os participantes entram numa sala e têm que completar diversos desafios para saírem dessa sala, sendo um projecto inovador e inédito em Tomar. A associação esteve ainda a colaborar num bar em parceria com outras entidades.
O presidente da Gerar Oportunidades explica que a associação surgiu com o objectivo de promover Erasmus e intercâmbios em Tomar, sendo que, com o tempo, o foco foi mudando e actualmente o grupo preocupa-se essencialmente em criar actividades e dinâmicas diferenciadoras e inovadoras a nível local. A associação é composta por 13 elementos, todos estudantes com menos de 30 anos.
André Pereira estudou em Tomar até ao 12º ano, estando actualmente a formar-se em Direito na Universidade Nova de Lisboa. Embora esteja a estudar fora, continua a manter um grande contacto com a cidade de Tomar. “Passo aqui a maior parte do meu tempo, acho que qualquer pessoa que está na associação é porque gosta da cidade”, sublinha, considerando que Tomar tem oportunidades para os jovens, embora defenda que há questões como o emprego e a habitação que podem dificultar a vida de um jovem que queira viver na cidade.
Vereadora salienta programação eclética da Semana da Juventude
Em declarações a O MIRANTE, a vice-presidente da Câmara de Tomar e vereadora Filipa Fernandes frisou que o mais importante para o município é que a Semana da Juventude seja construída em colaboração com os jovens do concelho. Para isso, explica, foram chamadas todas as associações juvenis com assento na Comissão Municipal de Juventude para serem ouvidas relativamente a ideias que tinham para actividades a desenvolver durante a semana. “Achámos que a Semana da Juventude tinha que ser algo que representasse os jovens e que fosse construído por eles e é isso que de há uns cinco anos para cá temos feito”, realça a autarca. Filipa Fernandes destaca ainda a programação eclética da Semana da Juventude, que vai desde actividades desportivas, a actividades artísticas, actividades ambientais, sunsets, debates e seminários.