Posto de carregamento da Tesla em Fátima vandalizado e roubado

A estação de carregamento de carros elétricos em Fátima, uma das maiores do país, foi assaltada e alguns postos estão desactivados. O autor do crime vandalizou também o posto de carregamento de um supermercado na mesma cidade.
O posto de carregamento de carros elétricos da Tesla em Fátima, recentemente expandido, foi vandalizado na madrugada de domingo para segunda-feira, ficando apenas 12 pontos de carregadores V4 – os mais recentes – em funcionamento. O autor do crime também terá vandalizado o posto de carregamento do supermercado Continente, na mesma cidade.
O assalto teve como objectivo o roubo de cabos, que no mercado paralelo podem render algumas dezenas de euros, mas que representam prejuízos de milhares para a Tesla e transtornos para os utilizadores, que ficam sem acesso a parte da infraestrutura durante dias ou semanas, dependendo do tempo de reparação. O MIRANTE esteve no local e testemunhou que trabalhadores já se encontram no local a fazer reparações, tendo adiantado ao nosso jornal que os carregadores deverão estar novamente operacionais até ao final da semana, embora admitam que algumas reparações possam prolongar-se por mais tempo.
O assaltante foi visto através das câmaras de vigilância instaladas pelo proprietário do terreno onde se encontra o posto e também dono do restaurante em frente, o Floresta Fátima. Em declarações a O MIRANTE, o gestor do restaurante, António Moniz, sublinhou que este tipo de crimes não é novidade e tem vindo a tornar-se cada vez mais frequente. “Estes actos têm ocorrido em diferentes estações de carregamento, porque roubar cabos de um posto é muito mais fácil do que retirar os que fornecem energia às casas”, afirmou.
De acordo com o reportado, foram roubados 14 cabos dos carregadores V2 e cerca de seis dos V4, sendo o objectivo destes furtos a posterior venda do cobre usado nos cabos. O posto de carregamento de carros elétricos da Tesla em Fátima tem mais de 20 pontos, com mais de 30 tomadas, o que faz dele um dos maiores do país.
Comparando o serviço do posto de carregamento da Tesla em Fátima com o de outras empresas, os valores são bastante competitivos, sobretudo durante os carregamentos à noite, segundo fonte que O MIRANTE ouviu sobre o assunto.