Sociedade | 05-09-2025 18:00

No Rancho Folclórico da Fajarda as tradições passam de geração em geração

No Rancho Folclórico da Fajarda as tradições passam de geração em geração
Com 55 elementos, a colectividade da Fajarda, em Coruche, intitula-se como uma escola de memória em ambiente intergeracional

Entre bailes que deram origem a namoros, trajes recuperados dos baús e a luta constante por atrair jovens, o Rancho Folclórico da Fajarda é um símbolo cultural do concelho de Coruche. Com 55 elementos de várias gerações, leva para os palcos a cor e a alma da região e da freguesia.

O Rancho Folclórico da Fajarda é, há várias décadas, um dos emblemas culturais do concelho de Coruche. A história da colectividade começou em 1954, quando, em colaboração com a Casa do Povo, um grupo de fajardenses decidiu dar forma organizada às danças e cantares que, de modo espontâneo, animavam festas e romarias locais. O agrupamento inicial durou cerca de onze anos e após um período de inactividade, em 1979, homens e mulheres da terra resolveram recuperar a tradição. Revolveram baús, ouviram os mais velhos, recolheram memórias e constituíram o actual Rancho Folclórico da Fajarda, que desde então tem representado o vale do Sorraia e a alma ribatejana.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1732
    03-09-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1732
    03-09-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1732
    03-09-2025
    Capa Vale Tejo