Sociedade | 11-09-2025 15:45

Nasceu mais um bebé em ambulância no espaço de quatro dias

Nasceu mais um bebé em ambulância no espaço de quatro dias
foto dr

Mateus não esperou pela chegada da ambulância ao Hospital de Santarém e nasceu no IC10 com a ajuda dos Bombeiros de Salvaterra de Magos. É a segunda vez, num mês, que elementos da corporação auxiliam um parto. Há quatro dias foram os Bombeiros de Rio Maior.

O bebé Mateus é o segundo, no espaço de quatro dias, a nascer a bordo de uma ambulância na região. Depois de Sofia, que nasceu a 7 de Setembro com a ajuda dos Bombeiros de Rio Maior, foi a vez de elementos da corporação dos Bombeiros de Salvaterra de Magos ajudarem a trazer ao mundo o Mateus que nasceu bem de saúde, na madrugada desta quinta-feira, 11 de Setembro, no IC10.

Os Bombeiros de Salvaterra de Magos foram accionados pelas 22h58 de 10 de Setembro para acompanharem uma grávida em trabalho de parto em Coruche. A intenção era transportar a grávida até ao Hospital de Santarém, mas o parto acabou por ocorrer dentro da ambulância, “de forma tranquila e em segurança”, com o apoio da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Vila Franca de Xira que acompanhou o transporte da mãe e do recém-nascido ao hospital.

O comandante dos Bombeiros de Salvaterra de Magos, Paulo Dionísio, lembra que este é o segundo bebé a nascer a bordo de uma ambulância desta corporação no espaço de um mês. A 10 de Agosto, recorde-se, os bombeiros pararam a ambulância na A10 para auxiliar o nascimento de uma bebé. O destino era o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, por indisponibilidade dos hospitais de Santarém e Vila Franca de Xira para receberem a grávida que se encontrava em trabalho de parto.

Segundo a Liga dos Bombeiros Portugueses, no último ano nasceram cerca de 50 bebés durante o transporte para a maternidade. A 11 de Julho, a presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), Joana Bordalo e Sá, fez as contas e afirmou que na primeira metade deste ano já nasceram 36 bebés em ambulâncias, considerando que tal “não é normal”. A estes, juntam-se, só na região, mais sete bebés, nascidos com a ajuda dos bombeiros de Azambuja, Vila Franca de Xira, Rio Maior Samora Correia e Salvaterra de Magos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1733
    10-09-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1733
    10-09-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1733
    10-09-2025
    Capa Vale Tejo