Sociedade | 13-09-2025 12:00

Maioria dos concelhos da região está fora da Semana Europeia da Mobilidade

autocarro elétctrico
foto ilustrativa

Na área de abrangência de O MIRANTE apenas seis municípios decidiram participar numa iniciativa europeia que envolve 34 países e visa a promoção e implementação de uma política de transportes mais sustentável.

Dos 62 concelhos portugueses que se inscreveram até agora no portal europeu para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade - que culmina a 22 de Setembro com a iniciativa do Dia Europeu sem Carros - apenas seis são da região abrangida por O MIRANTE. A informação consta de uma comunicação enviada às redacções pela Agência Portuguesa do Ambiente, entidade promotora e coordenadora nacional desta campanha. A expectativa é que até à data de encerramento das inscrições - 16 de Setembro - mais municípios se possam entretanto juntar ao grupo.
Na região servida por O MIRANTE, à data de fecho desta edição, apenas Alcanena, Alenquer, Azambuja, Coruche, Ourém e Vila Franca de Xira estavam inscritas para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade. Alguns nomes de peso, como Santarém, capital de distrito, continuavam de fora. À data, esta edição da iniciativa europeia conta com a participação de 34 países e a adesão de mais de um milhar de localidades.
A Semana Europeia da Mobilidade visa mudar comportamentos em favor de uma mobilidade activa, de promoção do uso dos transportes públicos e de outras soluções de transporte limpas e inteligentes, “pelo que se revela uma excelente oportunidade para a promoção e implementação de uma política de transportes mais sustentável e, consequentemente, uma mudança de paradigma de comportamentos e foco na maior qualidade de vida das nossas cidades e vilas”, refere a APA.
À semelhança dos anos anteriores, a Comissão Europeia escolheu um tema para esta edição, esperando inspirar os diversos programas dos municípios participantes nas acções a desenvolver: “Mobilidade para todos”. Este tema, refere a APA, pretende sublinhar a importância e necessidade de assegurar que todas as pessoas possam ter acesso a transporte sustentável, independentemente do seu rendimento, localização, género ou competências, garantindo que o transporte público, deslocar-se a pé ou de bicicleta, sejam opções justas para todos, permitindo a deslocação e acesso ao local de trabalho, aos estabelecimentos escolares e a serviços essenciais.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1733
    10-09-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1733
    10-09-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1733
    10-09-2025
    Capa Vale Tejo