Sociedade | 16-09-2025 12:00

Campus de Saúde da Misericórdia de VFX envolveu investimento de 30 milhões

Campus de Saúde da Misericórdia de VFX envolveu investimento de 30 milhões
Novo Campus de Saúde da Misericórdia de Vila Franca de Xira está oficialmente inaugurado e a funcionar - foto O MIRANTE

Nova infra-estrutura de saúde em Vila Franca de Xira, que integra também um clínica do grupo Luz Saúde, está agora a funcionar com uma equipa de 300 colaboradores e 185 camas de internamento, das quais 120 dedicadas à rede nacional de cuidados continuados.

O novo Campus de Saúde da Misericórdia de Vila Franca de Xira está oficialmente inaugurado depois de um investimento de 30 milhões de euros, dando emprego a três centenas de pessoas no centro da cidade. Uma infraestrutura que, para a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, simboliza o melhor que se consegue alcançar quando os sectores social e da saúde trabalham lado a lado. O equipamento da Misericórdia, considerado um espaço inovador, reúne numa só estrutura - no que foi em tempos o Hospital Reynaldo dos Santos - uma unidade de saúde com internamento, uma residência sénior, uma clínica médica em parceria com o grupo Luz Saúde, e uma clínica de medicina física e reabilitação e uma parafarmácia em parceria com o grupo de farmácias Varela.
A missão é assegurar, através de uma abordagem multidisciplinar, um conjunto de cuidados de saúde e apoio social de forma activa e contínua. “Um dia histórico”, considerou o Provedor da Misericórdia de Vila Franca de Xira, Armando Jorge Carvalho, que lembrou o pesado investimento necessário para ter o espaço recuperado e edificado: 30 milhões de euros, dos quais 6,2 milhões vindos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo via fundos comunitários, meio milhão da Câmara de Vila Franca de Xira e o restante através de financiamento da instituição junto da banca.
O espaço é composto por três unidades autónomas, uma unidade de saúde, uma residência sénior e uma clínica de ambulatório. Tem também 185 camas de internamento, das quais 120 dedicadas à rede nacional de cuidados continuados. “Queremos ser um importante parceiro do Serviço Nacional de Saúde, através da colaboração com a ULS Estuário do Tejo, acolhendo utentes que aguardavam resposta. É um exemplo da complementaridade entre todos os sectores”, defendeu o Provedor.
O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira (PS), lembrou a importância de ter sido dada nova vida a toda a zona envolvente do antigo Hospital Reynaldo dos Santos. “Investimos mais de 800 mil euros entre subsídios directos à obra e trabalhos de requalificação dos arruamentos e da zona envolvente. É um projecto de iniciativa privada, com gestão de cariz social que é um exemplo inovador na resposta complementar ao serviço público de saúde”, defendeu.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1733
    10-09-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1733
    10-09-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1733
    10-09-2025
    Capa Vale Tejo