Sociedade | 20-09-2025 21:00

Ascensor do Castelo de Ourém aguarda luz verde da CCDR

Ascensor do Castelo de Ourém aguarda luz verde da CCDR
foto dr

Autarquia aguarda autorizações da CCDR Centro para avançar com o acesso mecânico ao Castelo e a estabilização da encosta, projectos avaliados em 1,7 milhões de euros e com prazo de execução de 18 meses.

Na última Assembleia Municipal de Ourém, realizada a 15 de Setembro, a deputada socialista Mónica Faria questionou o executivo sobre o ponto de situação do acesso mecânico ao Castelo e da estabilização da encosta junto à sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, obras consideradas decisivas para a valorização da Vila Medieval.
O presidente da câmara, Luís Albuquerque, explicou que o projecto do ascensor tem sofrido atrasos devido à necessidade de autorizações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), dado tratar-se de uma zona classificada como Reserva Ecológica Nacional (REN). “Estamos a aguardar que essas autorizações possam ser concedidas para finalizar o projeto de execução e lançar a obra, que queremos avançar o mais rapidamente possível”, afirmou. O autarca acrescentou que a construção do acesso mecânico inclui também a estabilização da encosta, que tem vindo a ceder progressivamente, sendo o objectivo aproveitar a intervenção no ascensor para resolver em simultâneo o “problema estrutural” da encosta. Para além deste tema, Luís Albuquerque anunciou ainda que a autarquia pretende iniciar até ao final deste ano as obras de ampliação do Parque Ribeirinho de Ourém, já com financiamento garantido, bem como as intervenções de saneamento básico no Alqueidão e zonas limítrofes da cidade, que deverão também arrancar em breve e terão um investimento de grande dimensão.
Recorde-se que a Câmara de Ourém aprovou em Junho deste ano o estudo prévio para a elaboração do projecto de execução do acesso mecânico ao Castelo de Ourém e da estabilização da encosta envolvente à sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, com um investimento estimado para ambos de 1.720.000,00 euros e com um prazo de execução de 18 meses. O projecto do acesso mecânico inclui elevador com plataformas de partida e chegada, arranjos exteriores com estacionamentos, muros de suporte, praça, passeios e ligação à via pública, assim como instalações sanitárias de apoio.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1734
    17-09-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1734
    17-09-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1734
    17-09-2025
    Capa Vale Tejo