Sociedade | 24-09-2025 18:00

Beatriz Costa e Miguel Isidro são os novos embaixadores da vinha e do vinho do Cartaxo

Beatriz Costa e Miguel Isidro são os novos embaixadores da vinha e do vinho do Cartaxo
Beatriz Costa e Miguel Isidro são o rosto da promoção da vinha e do vinho do Cartaxo, numa eleição que distinguiu também Daniela Vieira e Lara Guardiano - foto O MIRANTE

Beatriz Costa e Miguel Isidro, ambos de Pontével, foram os escolhidos para representar o concelho na promoção da vinha e do vinho do concelho do Cartaxo.

O Cartaxo já tem os seus novos Embaixadores da Vinha e do Vinho. Na gala realizada a 13 de Setembro, no Pavilhão Municipal de Exposições, sete jovens disputaram o título, mas foi o par da freguesia de Pontével, Beatriz Costa e Miguel Isidro, quem conquistou o lugar de representantes do concelho na promoção da sua identidade vinícola.
Emocionada com a conquista, Beatriz Costa confessou ao O MIRANTE que ainda estava incrédula com a vitória, sublinhando que há muito que sonhava representar a sua terra. “Há quatro anos que queria participar, mas só agora tive coragem. Sinto-me orgulhosa de trazer este prémio para Pontével, porque nasci e cresci lá e sempre tive muito orgulho na minha freguesia”, disse, acrescentando que a experiência superou todas as expectativas e foi marcada pelo espírito de amizade entre todos. No futuro a embaixadora espera continuar a promover as tradições, cultura e o vinho do Cartaxo e “apostar tudo no concurso nacional para elevar ainda mais o nome da minha terra e concelho”.
Já Miguel Isidro destacou a importância de haver mais jovens a participar, lamentando ter sido o único candidato masculino. “Foi um orgulho enorme ser escolhido, mas ao mesmo tempo fiquei um pouco triste por não ter havido mais rapazes. O certame é bonito e importante para o concelho e quanto mais jovens participarem melhor”, afirmou. Apesar disso, salientou que a experiência lhe permitiu aprender mais sobre as raízes da sua freguesia e da cultura da vinha. “A minha família não tem nenhuma empresa ligada ao vinho, mas tivemos sempre a cultura de fazer a vinha e produzir vinho para a família, por isso agora espero ganhar uma ligação ainda maior e representar o vinho do Cartaxo”, referiu.
O evento incluiu ainda a eleição de Daniela Vieira, da freguesia de Valada, como 2ª Embaixadora, e Lara Guardiano, de Vila Chã de Ourique, como 3ª Embaixadora da Vinha e do Vinho. Foram também atribuídas distinções especiais como o Prémio Vítor de Sousa, que reconhece o candidato com mais simpatia, entregue a Leonor Miguel e o Prémio Fotogenia, conquistado por Daniela Vieira.

A ligação das pessoas ao certame
A iniciativa, já enraizada na tradição cartaxense, tem como objectivo valorizar o papel central da vinha e do vinho na identidade local e todos os anos atrai público de todo o concelho, como Ana Paula Martins, de 75 anos, da freguesia de Valada. A munícipe conta que marca presença quase todos os anos e considera o evento essencial para o Cartaxo e as suas gentes, já que dá visibilidade a um dos maiores símbolos da região: o vinho. Além disso, confessa que gosta sempre de apoiar as candidatas da sua freguesia e recorda com orgulho que também na sua família já houve quem representasse Valada no concurso da Rainha das Vindimas, chegando mesmo a conquistar o título e a representar o Cartaxo a nível nacional.
Também Ana e Vítor Gaspar destacaram a importância da iniciativa. Para o casal cartaxense, o momento ganha ainda mais significado por coincidir com o arranque das vindimas, sublinhando Vítor Gaspar que o concurso “é uma ideia extraordinária” e que ter embaixadores é uma forma de valorizar a cultura e as tradições locais.

José Joaquim da Silva - foto O MIRANTE

Campino José “Mimoso” homenageado

Um dos momentos mais emocionantes da gala foi a homenagem feita ao campino José “Mimoso”, de 82 anos, lembrado pela sua dedicação e contributo para a preservação das tradições ribatejanas. O momento foi conduzido pela filha do campino e emocionou o público, que respondeu com uma forte ovação. Antes mesmo de subir ao palco, José Joaquim da Silva já chorava, conseguindo apenas pronunciar um simples “obrigado, meu Cartaxo”. O município entregou-lhe uma lembrança simbólica, com o presidente da câmara, João Heitor, a sublinhar que é “um orgulho homenagear alguém que representa e simboliza as nossas tradições, porque, se não as preservarmos, elas acabam por desaparecer”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1734
    17-09-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1734
    17-09-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1734
    17-09-2025
    Capa Vale Tejo