Feira da Saúde assinalou 40 anos do Hospital Distrital de Santarém

Nos dias 19 e 20 de Setembro decorreu a primeira Feira da Saúde, promovida pela ULS Lezíria, a propósito dos 40 anos do Hospital Distrital de Santarém. A iniciativa levou centenas de pessoas à Casa do Campino, em Santarém.
A Feira da Saúde, que decorreu nos dias 19 e 20 de Setembro na Casa do Campino, em Santarém, assinalou as quatro décadas de serviço do Hospital Distrital de Santarém. A iniciativa, promovida pela Unidade Local de Saúde da Lezíria, com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, arrancou com o testemunho comovente de Maria João Jorge, doente oncológica acompanhada na unidade. Maria Jorge recordou os dois partos realizados no hospital e a ligação de longa data aos serviços da instituição. Contou que, tal como a mãe, também acabou por enfrentar um diagnóstico de cancro e realçou a forma “calorosa e profissional” com que foi recebida e acompanhada, assim como o apoio prestado pela equipa de oncologia, sublinhando a coragem e o suporte transmitidos pelos profissionais. Destacou que “o hospital estava ali para dar vida” e agradeceu a todos os profissionais que tornaram os seus dias um pouco mais “leves”.
A iniciativa contou com outros momentos de partilha de testemunhos, actividades para todas as idades e exposições. Segundo o presidente do conselho de administração da ULS Lezíria, Pedro Marques, “é muito importante que esta data seja relevada para recordar a história, a vida e o percurso do hospital. E também já para perspectivar o que vão ser os próximos anos da nossa unidade hospitalar.” O dirigente sublinhou ainda a importância de procurar novas formas de crescer e inovar. Realçou que esse caminho só é possível com colaboração, lembrando que se desenvolvem parcerias com a academia, com investigadores e com diversos centros de investigação. Para o responsável estas ligações podem “aportar muito valor em novas linhas de investigação, beneficiando daquilo que é hoje a inteligência artificial e das grandes descobertas na terapêutica e na prevenção”.
A feira esteve aberta a todo o público e teve como objectivo principal fomentar a proximidade entre cidadãos e serviços de saúde, reforçar a importância da prevenção e valorizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da ULS Lezíria. Contou com 35 expositores, de várias especialidades e projectos do Hospital de Santarém, entre eles um projecto pioneiro no tratamento da fibromialgia e da dor crónica e as especialidades de terapia ocupacional, saúde oral, cardiologia, nutrição, entre muitos outros.

João Leite destaca investimento no reforço de infra-estruturas do hospital
João Leite, presidente da Câmara de Santarém, frisou a importância de reconhecer e valorizar o trabalho positivo desenvolvido no hospital, sobretudo numa altura em que predominam as críticas. Enalteceu o esforço conjunto das equipas clínicas e da administração na captação de investimento público, destacando os quase 16 milhões de euros de investimento através do PRR até Junho de 2026. Este investimento, destinado a melhorar as infra-estruturas, prevê a ampliação e requalificação do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, em especial do serviço ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência, a remodelação de vários pisos de internamento, a criação de uma Unidade de Cuidados Intermédios de Medicina Interna (UCIMI) e a aquisição de equipamentos hospitalares de tecnologia avançada.
Nos dois dias da feira, profissionais, cidadãos e escolas tiveram oportunidade de partilhar experiências e conhecer melhor os serviços e projectos da ULS Lezíria. O evento evidenciou a aposta na inovação, na humanização, na prevenção e na pedagogia da saúde.