Sociedade | 04-10-2025 10:00

Qualidade da água da Lagoa da Alverca gera discussão na Assembleia Municipal da Golegã

Qualidade da água da Lagoa da Alverca gera discussão na Assembleia Municipal da Golegã
Debate em torno da Lagoa da Alverca volta a colocar em evidência a importância da informação pública sobre a qualidade da água - foto arquivo O MIRANTE

A qualidade da água da Lagoa da Alverca esteve em debate na Assembleia Municipal da Golegã, que decorreu a 19 de Setembro.

A qualidade da água da Lagoa da Alverca esteve em debate na Assembleia Municipal da Golegã, que decorreu a 19 de Setembro. A questão foi levantada pelo presidente da assembleia, José Miguel Riachos, que quis saber com que frequência são feitas as análises e se a qualidade da água é adequada, tendo em conta que o espaço é usado para desportos náuticos e actividades de lazer. O vice-presidente da câmara explicou que, antes da abertura do Centro Náutico, foram realizadas análises em laboratório reconhecido, que classificaram a água como tendo “qualidade excelente para a prática balnear”. Apesar de não ser um local destinado a banhos, o relatório provou que a lagoa reúne condições para a prática desportiva e recreativa.
O tema já tinha sido levantado em reunião de câmara pela vereadora socialista Ana Isabel Caixinha, que apresentou resultados de análises feitas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e que punham em causa a qualidade da água. Segundo a autarca, as amostras não seguiram os parâmetros definidos pela APA, mas tiveram por base os critérios aplicados à análise da água, específicos de uma lagoa. O vice-presidente acusou-a de “falta de rigor” e de estar a utilizar o tema para benefício eleitoral, algo que a vereadora rejeitou. “Não pedi as análises para obter qualquer benefício eleitoral, mas sim por preocupação com a qualidade de vida no concelho”, garantiu. Devido à polémica, o executivo municipal mandou repetir as análises em laboratório certificado pela APA, que confirmaram que a água está em boas condições.
Na reunião da assembleia, Ana Caixinha não levantou dúvidas relativamente aos resultados apresentados pelo executivo, sublinhando: “se esta situação incomodou, ainda bem, porque foram feitas análises e ficamos todos a saber dos resultados”, disse, acrescentando que o mais importante é que a população esteja informada. O vice-presidente anunciou ainda que os resultados das próximas análises vão passar a ser afixados junto ao Centro Náutico, de forma a garantir transparência e tranquilidade a todos os utilizadores da lagoa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1736
    01-10-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1736
    01-10-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1736
    01-10-2025
    Capa Vale Tejo