Sociedade | 30-10-2025 12:00

Ourém apoia associação que vai gerir nova área florestal no norte do concelho

Ourém apoia associação que vai gerir nova área florestal no norte do concelho

Câmara Municipal de Ourém celebrou um protocolo com a Associação de Desenvolvimento das Serras Norte de Ourém (ADN) para apoiar a gestão da nova Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP). O acordo prevê um apoio financeiro municipal até 30 mil euros.

A Câmara Municipal de Ourém desenvolveu, nos últimos meses, diversos procedimentos para a constituição da Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) Serras do Norte de Ourém, criada em 2021 e que abrange as freguesias de Espite, Urqueira, Rio de Couros e Casal dos Bernardos, numa área total de 2.931 hectares. Após acções de divulgação junto dos proprietários rurais, foi possível formalizar a ADN – Associação de Desenvolvimento das Serras Norte de Ourém, solução esta, considerada a mais vantajosa para garantir a defesa dos interesses das populações, dos proprietários e dos agentes locais.
A ADN é uma associação sem fins lucrativos integrada no programa das “Áreas Integradas de Gestão da Paisagem”, que visa organizar a gestão e a exploração de terrenos agrícolas e florestais em territórios de minifúndio e com elevado risco de incêndio. O objectivo passa por aumentar a resiliência ao fogo, valorizar os ecossistemas, revitalizar zonas rurais e promover a adaptação às alterações climáticas.
Cabe à associação representar os proprietários inseridos na AIGP e elaborar a Operação Integrada de Gestão da Paisagem, em articulação com entidades públicas e com a organização dos produtores através de Agrupamentos de Produtores Florestais e de uma Unidade de Gestão Florestal. A estratégia inclui medidas preventivas, valorização económica dos recursos e uma maior eficiência na defesa do território florestal contra incêndios.
Como forma de garantir a sustentabilidade do arranque deste processo, o município aprovou, na reunião de câmara de 6 de Outubro, um apoio financeiro até 30 mil euros para cobrir despesas de gestão que ainda não são contempladas pelo programa governamental que enquadra estas estruturas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal