Sociedade | 28-11-2025 11:34

Geota vai remover mais um açude no rio Alviela no troço de Sourinho

Geota vai remover mais um açude no rio Alviela no troço de Sourinho

Acções de reabilitação fluvial em curso no troço de Sourinho incluem a estabilização e requalificação das margens, o controlo de espécies invasoras, a promoção de espécies autóctones e a monitorização da ictiofauna e da dinâmica de sedimentos.

Após a reabilitação com remoção de barreira fluvial levada a cabo em Abril 2023, na proximidade das aldeias de Vaqueiros e Louriceira, e com a qual obteve o prémio internacional da DAM REMOVAL EUROPE, o GEOTA promove de novo a conectividade fluvial no Alviela ao intervir no troço de Sourinho, cujas margens se localizam nas localidades de Filhós (Bugalhos) e Louriceira.
O início dos trabalhos de remoção do açude de Sourinho terá lugar no dia 29 de Novembro, pelas 11h00, com concentração junto à Azenha de Filhós/Bugalhos. As acções de reabilitação fluvial em curso no troço de Sourinho incluem, além da remoção de barreiras obsoletas com impacto ecológico negativo, a estabilização e requalificação das margens, o controlo de espécies invasoras, a promoção de espécies autóctones e a monitorização da ictiofauna e da dinâmica de sedimentos.
Segundo Ana Catarina Miranda, coordenadora do Programa Rios Livres GEOTA, “esta intervenção resulta de acções que temos estado a desenvolver desde 2023, incluindo o mapeamento, caracterização e priorização das barreiras à conectividade fluvial na bacia do Alviela, o fomento da participação pública efectiva junto às comunidades do Alviela, assim como o projecto de reabilitação e monitorização. Sem os apoios financeiros da DIMFE (Donors Initiative for Mediterranean Freshwater Ecosystems), Programa Open Rivers, Fundação Calouste Gulbenkian e Dam Removal Europe, não teríamos tido hipótese de promover a melhoria da conectividade no Rio Alviela através de acções tão concretas e efectivas”, sublinhou.
Este conjunto de acções, coordenado pela equipa Rios Livres GEOTA, conta com várias parcerias institucionais e académicas, incluindo, entre outros, a Câmara Municipal de Alcanena, a Agência Portuguesa do Ambiente, o ISCTE e o Instituto Superior Técnico.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias