Sociedade | 12-01-2026 21:00

Figuras roubadas do presépio de Pernes continuam por localizar

Figuras roubadas do presépio de Pernes continuam por localizar
Furto de peças em gesso do presépio de Pernes foi captado por câmaras de videovigilância de um posto de combustível - FOTO – Junta de Freguesia de Pernes

Videovigilância filmou o autor do furto das peças do presépio instalado pela Junta de Freguesia de Pernes junto ao seu edifício sede. As autoridades estão a investigar o sucedido, que o presidente da junta classifica como “um acto vergonhoso e inqualificável”.

As figuras representativas do Menino Jesus, da Virgem Maria e de São José foram roubadas do presépio da Junta de Freguesia de Pernes, instalado ao ar livre junto ao edifício sede da autarquia. O caso ocorreu por volta das 00h30 do dia 29 de Dezembro e foi filmado por câmaras de videovigilância do posto de combustíveis situado nas imediações, mas até à data não se conseguiu identificar o autor do furto.
As imagens estavam presas ao chão com arames, que foram removidos pelo meliante, num dos casos com auxílio de uma ferramenta que foi buscar a uma viatura. O presidente da Junta de Freguesia de Pernes, Raúl Violante (PS), diz que as imagens já foram entregues à GNR, na expectativa que possam ajudar a chegar ao responsável pelo furto do presépio.
O autarca lamenta o sucedido, que classifica como “um acto vergonhoso e inqualificável”, e diz que as imagens, adquiridas há cerca de seis anos, tinham sobretudo um valor estimativo, podendo valer actualmente entre 2000 e 2500 euros. Até à data nunca tinha havido ocorrências do género. O presépio, localizado em frente à junta de freguesia, num espaço iluminado e junto à movimentada Estrada Nacional 3, era muito requisitado para fotografias e Raúl Violante admite que, mais do que o valor estimado das peças em gesso, que considera “interessantes”, fica ainda “aquela sensação de violação do nosso espaço”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias