Lar de Infância e Juventude do Centro de Bem-Estar Social da Zona Alta comemora 15 anos
Valência dedicada ao acolhimento de crianças em risco celebra 15 anos de existência. Instituição fala em resposta é uma “casa onde se constroem relações, afectos e aprendizagens”.
O Lar de Infância e Juventude (LIJ) do Centro de Bem-Estar Social da Zona Alta, em Torres Novas, assinala 15 anos de compromisso com o acolhimento, protecção e promoção dos direitos de crianças e jovens em situação de perigo. Ao longo dos anos, refere a instituição em comunicado, têm conseguido proporcionar “segurança, estabilidade emocional e oportunidades de desenvolvimento saudável” às crianças e jovens acolhidos.
Ao longo deste percurso, “o LIJ tem-se afirmado como muito mais do que um espaço de acolhimento, sendo uma verdadeira casa onde se constroem relações, afectos e aprendizagens essenciais para a construção de projectos de vida autónomos, seguros e integrados na sociedade”, lê-se na mesma nota.
Com a intervenção do LIJ, orientada por princípios de proximidade, respeito, autonomia e inclusão, tem sido possível “remover situações de perigo, mas também proporcionar experiências significativas nas áreas da educação, cultura, desporto, cidadania activa e integração comunitária, fundamentais para reforçar a auto-estima, o sentido de pertença e a confiança no outro e em si próprio”.
A instituição agradece ainda à comunidade, famílias, vizinhos, escolas, associações, clubes, empresas, instituições parceiras e cidadãos anónimos têm sido parte activa deste projeto, acolhendo e integrando as crianças e jovens nas suas actividades, iniciativas e dinâmicas do quotidiano.


