Sociedade | 23-01-2026 07:00

Obras na Urbanização Quinta do Lagar motivam novas queixas

Obras na Urbanização Quinta do Lagar motivam novas queixas
Carlos Santos - foto arquivo O MIRANTE

O perigo de derrocadas, a lama nos arruamentos e suspeitas de descargas ilegais motivaram novas queixas de um morador da Urbanização Quinta do Lagar, na reunião de câmara de Alenquer.

Carlos Santos voltou a uma reunião do executivo da Câmara de Alenquer para questionar a gestão socialista sobre as obras que decorrem na Urbanização Quinta do Lagar, na Atouguia. Recorde-se que o promotor da urbanização não realizou os trabalhos que lhe competiam e, por isso, o município recorreu à garantia bancária para concluir as intervenções.
O cidadão voltou a alertar para o perigo de derrocadas, incluindo junto à sua habitação, por causa da ribeira, e questionou quando será construída uma protecção. “Um vizinho já tem uma estaca fora do seu perímetro para segurar o muro, que já está a dar de si”, refere o munícipe, acrescentando que os arruamentos na Atouguia ficam cheios de barro sempre que chove, o que obriga os moradores a entrar nas suas casas com os pés cheios de lama.
Para além disso, denunciou descargas ilegais na ribeira de Machedes. “A água vem amarela e a borbulhar e não vi nenhuma fiscalização. Cada vez que chove, fazem descargas na ribeira”, lamenta.

Câmara de Alenquer reconhece problemas
O presidente da Câmara de Alenquer, João Nicolau, disse desconhecer a causa das descargas, mas afirmou que iria averiguar. Sobre o loteamento, informou que os trabalhos estão a decorrer, tendo a garantia bancária sido levantada no actual mandato autárquico.
O relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, relativo ao aluimento de terras, ainda está a decorrer, explicou o edil. Quanto à lama e à limpeza das estradas, afirmou estar a par do assunto, em conjunto com a União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres. “Vamos analisar como podemos resolver o problema. Em dias de muita chuva, em todo o concelho, há lama nas estradas. A rede não tem capacidade para aguentar o elevado fluxo de água”, afirmou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias