Sociedade | 26-01-2026 13:24

Circulação de peões vai ser interdita no Aqueduto dos Pegões

Circulação de peões vai ser interdita no Aqueduto dos Pegões
Sinais de degradação da estrutura classificada, no concelho de Tomar, preocupam especialistas e entidades do património - foto arquivo O MIRANTE

Medida preventiva a implementar pela Câmara de Tomar resulta de uma primeira vistoria técnica ao monumento e visa evitar riscos associados à circulação de pessoas. Em paralelo, está em curso um diagnóstico técnico mais detalhado.

A Câmara Municipal de Tomar vai avançar com a interdição da circulação pedonal no Aqueduto dos Pegões, por motivos de segurança, na sequência de uma recomendação do instituto público Património Cultural. A decisão foi confirmada à Lusa pelo presidente da autarquia, Tiago Carrão (PSD). O autarca explicou que a medida resulta de uma primeira vistoria técnica ao monumento e visa prevenir riscos associados à circulação de pessoas numa estrutura com cerca de 30 metros de altura. “A interdição do atravessamento pedonal vai mesmo acontecer. Trata-se de uma medida preventiva, independente da avaliação técnica mais aprofundada que está a decorrer sobre o estado de conservação do aqueduto”, afirmou o autarca.
Em paralelo com o encerramento do acesso a peões, está em curso um diagnóstico técnico mais detalhado, que deverá ser realizado com o envolvimento do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). O relatório vai permitir avaliar as condições estruturais do monumento e apoiar futuras decisões sobre eventuais intervenções de conservação.
O processo foi desencadeado após um alerta público do vereador do PS José Delgado, que classificou o estado do aqueduto como preocupante e defendeu medidas imediatas de prevenção. Na sequência do alerta, o Património Cultural promoveu uma visita técnica ao local, com a presença do executivo municipal, serviços técnicos, Protecção Civil e especialistas das áreas de engenharia e arquitectura. Segundo Tiago Carrão, apesar de o Aqueduto dos Pegões ser propriedade do Estado e estar sob gestão do Património Cultural, o município “terá necessariamente de integrar a solução”, dada a sua ligação ao território.
O Aqueduto dos Pegões, também conhecido como Aqueduto do Convento de Cristo, foi construído entre os séculos XVI e XVII para abastecer de água o Convento de Cristo. Com cerca de seis quilómetros de extensão, está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias